UMA CIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL EM CANCUN

A expectativa é que fique pronta em 2026 a Smart Forest City, uma cidade inteligente a 100 quilômetros de Cancun.

Características da cidade inteligente de Cancun

A cidade inteligente e ecológica já está sendo construída, e deverá abrigar 130 mil habitantes. O arquiteto chamado para projetar a cidade foi Stefano Boeri, responsável também pelo edifício Bosco Verticale, um prédio famoso e sustentável em Milão, na França. (Veja mais sobre o edifício sustentável Bosco Verticale aqui).

cidade inteligente de cancun
Imagem: Stefano Boeri Arquitetura
Cidade inteligente e sustentável

Ela é inteligente porque contará com diversas tecnologias modernas, inclusive a comunicação digital com todas as casas, medindo sua eficiência e dizendo quando é possível usar os aparelhos para usar menos energia, por exemplo.

cidade inteligente de cancun
Imagem: Stefano Boeri Arquitetura

Além disso a Smart Forest é uma cidade sustentável. Isso pode ser percebido em várias de suas características:

  • A circulação dentro da cidade é feita apenas por barcos e carros elétricos. Veículos movidos a combustão só chegam até a entrada, que fica voltada para uma estrada.
  • A cidade é auto sustentável, ou seja, ela produz energia e alimentos para si mesma. A energia é gerada por painéis solares e os alimentos vêm de uma horta existente em sua volta.
  • O abastecimento de água é feito pelo tratamento da água salgada do mar. A água passa então por canais que servem também para circulação dos barcos e para irrigação da horta.
  • As construções têm telhados verdes e as ruas têm jardins verticais e árvores espalhadas por todos os lados. Com isso a cidade fica com uma média de 2,3 árvores e 40 metros quadrados de superfície verde por pessoa.
  • O lixo é todo reciclado e reaproveitado, para evitar desperdícios e acúmulo de resíduos. Então não existe um “lixão” na cidade.
cidade inteligente de cancun
Imagem: Stefano Boeri Arquitetura

Além disso, a cidade inteligente terá também um sistema de jardins aquáticos para evitar inundamentos. Ao olhar a cidade inteligente de cima, só se vê verde e água.

smart forest cancun
Imagem: Stefano Boeri Arquitetura
Mais sobre a cidade inteligente

A construção está sendo feita juntamente com a Transsolar Klima Engineering. Essa empresa é especializada na implementação de sistemas de eficiência energética, por isso essa parte deverá ser um de seus detaques.

cidade sustentável de cancun
Imagem: Stefano Boeri Arquitetura

O empreendimento é inspirado nas antigas cidades-florestas da civilização maia. Portanto é quase uma cidade do passado na versão do futuro. (Ver também: “Cidade Inteligente no Brasil“)

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *