COMO TER UMA COZINHA SEM FOGÃO

Cozinha sem fogão é possível? Sim, e não é nem difícil. Nem deixa de ser funcional também. Veja como:

Quando ter uma cozinha sem fogão

Não ter um fogão na cozinha pode ser uma boa ideia ou acabar acontecendo nos seguintes casos:

  • Quando não existe espaço para instalar o fogão,
  • Quando não se tem como ou não se quer instalar pontos ou botijões para fornecimento de gás na cozinha,
  • Se o fogão estiver quebrado, mesmo que temporariamente
  • Em situações que exijam muitos deslocamentos ou mudanças de casa, sendo ideal ter apenas equipamentos pequenos e portáteis.

Como ter uma cozinha sem fogão

Existem várias formas de substituir o fogão na cozinha sem perder funcionalidade. Mas o ponto comum em todas as opções é a substituição do fogão por equipamentos elétricos.


Se a ideia for economizar espaço, ou ter apenas equipamentos pequenos, podem ser usadas apenas panelas elétricas e um forno elétrico pequeno. Ou então, ao invés de panelas elétricas, podem ser usados cooktops portáteis.

Panelas elétricas

As panelas elétricas podem ser de três tipos: Uma é a panela de arroz, que faz arroz de um jeito muito prático, mas também faz qualquer tipo de comida que normalmente se cozinhe em panelas comuns, como macarrão, feijão, legumes cozidos. O segundo tipo é a panela elétrica de pressão, que substitui a panela de pressão. E o terceiro tipo é a panela de pressão mais larga e mais baixa, que substitui a frigideira.

Clique aqui para ver panelas elétricas na loja.

Se existirem todos esses tipos de panela elétrica na cozinha, ou pelo menos o primeiro e o terceiro tipo, dá para fazer tudo que se faria nas bocas do fogão. E nesse caso nem é preciso ter panelas à parte.
Clique aqui para ver panelas elétricas na loja.

Clique aqui para ver panelas elétricas na loja.
Fornos elétricos pequenos

O forno do fogão, que serve para assar os alimentos, é quase substituído pela panela elétrica também. Mas não fica totalmente igual. Então o ideal é ter um forno elétrico para substituir essa função, mesmo que seja um forno elétrico pequeno, de bancada. Ele é suficiente para fazer comidas para poucas pessoas.
Clique aqui para ver fornos elétricos na loja.

Clique aqui para ver fornos elétricos na loja.
Cooktops portáteis

Os cooktops portáteis podem ser elétricos ou a gás, e terem 1 ou 2 bocas. A versão elétrica consome bastante energia, pois funciona por resistência, como um chuveiro. Então é importante que a fiação, a tomada e o circuito elétrico sejam preparados para isso. (Saiba mais sobre os cooktops portáteis aqui).

Clique aqui para ver cooktops portáteis na loja.

Outra opção para substituir o fogão, caso a intenção seja apenas eliminar o uso de gás, é usar cooktops e fornos elétricos de maior porte. Nessa caso o cooktop é maior com 4, 5 ou até 6 bocas, e fica instalado na bancada. (Saiba mais sobre os tipos de cooktops aqui).

cooktop de indução
Clique aqui para ver cooktops na loja.

E o forno elétrico é do mesmo tamanho de um forno de fogão, e fica embutido em um armário. Essa alternativa é boa para facilitar o uso do forno, que pode então ficar mais alto, e portanto mais fácil de ser acessado. Clique aqui para ver fornos elétricos de embutir na loja.

Clique aqui para ver fornos de embutir na loja.

O microondas sempre ajuda a cozinha a ser mais funcional, e pode ser também mais um item bastante útil em uma cozinha sem fogão. Da mesma forma que é útil em uma cozinha com fogão, para esquentar alimentos prontos, por exemplo. Clique aqui para ver microondas na loja.

Clique aqui para ver microondas na loja.

Além disso, outros eletroportáteis também podem ser úteis, ajudando a substituir o fogão. Por exemplo, a fritadeira elétrica, ou air fryer, que frita alimentos sem óleo, ou os grills, que assam hambúrgueres ou legumes em grelhas. Clique aqui para ver fritadeiras na loja.

Clique aqui para ver fritadeiras na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *