CORES ESCURAS EM AMBIENTES PEQUENOS, PODE?

É muito comum escutarmos por aí a regra “Não usarás cores escuras em ambientes pequenos”. Como se cores escuras fatalmente fizessem os ambientes parecerem menores, e cores claras criassem sensação de amplitude. É isso que é dito com frequência. Mas será totalmente verdade mesmo?

O ambiente é pequeno ou pequeno e fechado?

Em algumas situações, as cores claras podem realmente criar sensação de amplitude. Mas isso vale apenas para ambientes não só pequenos, e sim pequenos e muito fechados. Com poucas aberturas, ou aberturas muito pequenas. O motivo é que as cores claras fazem o ambiente parecer mais iluminado, e por isso mais aberto. Então elas podem ajudar a criar sensação de espaço em locais muito fechados. Mas em ambientes pequenos e bem abertos, esse efeito já é criado pela própria iluminação e vista da área externa. Nesses casos, portanto, a cor clara não é tão necessária.

cores escuras em ambientes pequenos

Cores escuras com moderação

Outro fator importante é que é diferente falar de um ambiente todo de cores escuras ou então com apenas algumas paredes ou móveis em tom escuro. Se ele for todo feito em cores escuras, pode ser mesmo que acabe pesando em um ambiente muito pequeno, e ainda mais se ele for muito fechado e pouco iluminado.

No entanto, se o espaço for bem iluminado, as cores escuras usadas parcialmente e de forma estratégica podem criar mais sensação de espaço do que se fosse tudo claro. Isso porque em algumas situações elas criam ilusão de profundidade, ou seja, fazem com que as superfícies pareçam estar mais afastadas do que realmente estão.

cores escuras em ambientes pequenos

Por isso, se elas forem usadas em uma parede, por exemplo, essa parede fica parecendo estar mais afastada, e portanto o ambiente acaba parecendo maior. Mas atenção! Para que isso aconteça, é preciso criar contraste, deixando elementos mais claros junto com os escuros. É isso que faz com que eles pareçam estar mais distantes. Por isso essa mesma parede escura precisa ter móveis ou painéis em cor bem clara, criando esse efeito de parecer estar “empurrando” a parede para trás.

cores escuras e claras

Além disso, outros elementos claros junto com os escuros criam dinâmica na decoração, fazendo com que tudo pareça menos chapado e monótono. Essa parte não tem a ver diretamente com sensação de espaço, e sim com um tipo de impacto visual que pode ser desejado em alguns casos.

Por isso a cor escura não precisa e não deve ser simplesmente banida dos pequenos espaços, e sim usada com critério e moderação.

Veja mais dicas sobre as cores dos ambientes aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *