COZINHA ABERTA PARA A SALA – FUNCIONA OU NÃO?

A cozinha aberta para a sala, também conhecida como cozinha americana, agrada a uns e desagrada a outros.

Na verdade, ela não é sempre uma boa ideia nem sempre uma ideia ruim, porque ela funciona em alguns casos e em outros não. Então o que precisa ser analisado é em qual das situações cada local se encaixa.

Para isso, devem ser consideradas as seguintes questões:

Tipos de alimentos feitos na cozinha

O principal ponto criticado na cozinha aberta para a sala pelos que não gostam da ideia é que o cheiro e a gordura se espalham pelos ambientes. E realmente isso pode acontecer. No entanto, isso não é tão frequente assim, ou pode nunca acontecer, dependendo do tipo de comida que se pretende fazer na cozinha. Para realmente espalhar gordura pelo ar, é preciso preparar frequentemente alimentos bem gordurosos, como frituras ou carnes. E mesmo assim é possível usar uma coifa sobre o fogão para evitar que ela se espalhe.

Então a gordura acaba sendo um problema na cozinha aberta apenas se estiver presente e for feita sem coifa, ou então em quantidade tão grande que a coifa não dê conta de absorver tudo. Nesses casos pode ser interessante fechar a cozinha.

Outro ponto que pode fazer a cozinha fechada ser melhor é quando não se quiser sentir cheiro de comida nos outros ambientes. Pois para evitar que isso aconteça, só mesmo com paredes e a porta fechada. Para a maior parte das pessoas, no entanto, o simples cheiro de comida não é algo que incomode. Em algumas situações ele pode até ser bem vindo, como o cheiro de bolo sendo assado no forno, por exemplo. Portanto é uma questão de gosto pessoal.

cozinha aberta para a sala - quando funciona

Dinâmica de uso da cozinha e da sala

Para saber se é melhor deixar a cozinha aberta é fechada, também pesam bastante algumas necessidades específicas. Alguns exemplos de situações que pedem uma cozinha aberta são:

  • Necessidade de olhar as crianças brincando na sala enquanto se cozinha
  • Rotina de receber pessoas que ficam na sala enquanto os anfitriões ficam na cozinha, e querem ficar conversando
  • TV que fica na sala e precisa ser vista também a partir da cozinha
  • Presença de janela em apenas uma das paredes, obrigando a cozinha a ficar aberta para a sala para que os dois ambientes fiquem iluminados
  • Presença de janela nos dois ambientes, mas com necessidade de criar ventilação cruzada entre elas (Saiba mais sobre a ventilação cruzada aqui).

Por outro lado, alguns tipos de uso da cozinha fazem com que seja melhor que ela fique fechada. Normalmente é quando a bagunça na cozinha é muito grande, seja pelo tipo de comida a ser feita, pela quantidade ou pela forma de cada um de lidar com a cozinha. Novamente, são casos mais específicos, que não são os mais comuns.

Tamanho dos ambientes

O tamanho da sala e da cozinha também são importantes para decidir se a cozinha deve ficar aberta ou não. Isso porque a integração faz com que os dois ambientes pareçam maiores. Por isso é uma solução quase essencial em espaços muito pequenos.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *