DICAS DE ACESSIBILIDADE NA DECORAÇÃO

Nos setores da construção civil e arquitetura, muito se tem falado sobre acessibilidade. É uma questão importante e ainda pouco priorizada nas casas, cidades e estabelecimentos comerciais. Isso dificulta o dia a dia de pessoas que possuem alguma limitação.

Benefícios da acessibilidade nos espaços

A adequação dos espaços urbanos e construções a soluções acessíveis procura eliminar todas as barreiras existentes no acesso, modernizar o lugar e incluir cada vez mais as pessoas no convívio social.

dicas de acessibilidade na decoração

Pessoas com alguma limitação temporária, crianças, idosos e gestantes, também podem necessitar de acessibilidade para garantir segurança e bem-estar. Um bom projeto de acessibilidade deixa a residência mais funcional, oferece inclusão social e evita possíveis acidentes domésticos.

Dicas de acessibilidade em residências

Alguns critérios de acessibilidade estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050”, conforme cita o gerente Industrial Arilson Decarlos, da Censi Sistemas Hidrossanitários. O especialista ainda oferece aqui várias dicas para aperfeiçoar a adaptação da sua residência:

  • Barra de apoio articulável:

Esse produto oferece articulação da barra, por isso é ideal para uso em ambientes menores. Alguns exemplos são quartos com pouco espaço ou banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitário. Conforme as normas da ABNT, a barra de apoio deve ser feita com aço inoxidável e suportar uma força de até 150 quilos. Clique aqui para ver uma barra de apoio articulável.

  • Barra de apoio fixa:

É importante para garantir a segurança e autonomia de deficientes, idosos ou pessoas que estão passando por alguma reabilitação que dificulte a locomoção. Deve ter proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso. Clique aqui para ver uma barra de apoio fixa.

  • Acionador para caixa acoplada:

Existem no mercado modelos de acionadores salientes para o vaso sanitário, que proporcionam maior facilidade para acionar a descarga. Além disso, é 90% mais leve que os acionadores convencionais. Ideal para pessoas com deficiência, idosos e crianças. Clique aqui para ver um acionador para caixa acoplada.

  • Tapetes:

Para o banheiro, é ideal investir em um tapete emborrachado. Na hora do banho é normal o piso ficar muito liso, e nesse momento o tapete proporciona maior estabilidade e segurança. No resto da casa, tapetes decorativos podem ser evitados, já que na maioria das vezes são feitos com materiais escorregadios e têm pontas onde é possível tropeçar. Por isso eles podem ser perigosos até para quem não possui nenhuma necessidade especial. Mas se for muito importante utilizar tapetes, o melhor é escolher modelos emborrachados na parte de baixo, pois são um pouco mais aderentes ao piso. Clique aqui para ver tapetes antiderrapantes na loja.

  • Portas:

É indicado que as portas das residências sigam o padrão de 80 cm de largura. Além disso, o ideal é optar por maçanetas alavancadas, facilitando a abertura.

  • Pisos: 

Para garantir maior segurança, certifique-se que os pisos da casa apresentem superfície regular, contínua e antiderrapante. Outra dica bacana para a porta, principalmente se houver um degrau, é diferenciar a entrada com uma faixa de piso diferente ou uma peça de granito.

  • Espaço:

Para garantir que o portador de deficiência ou o idoso tenham mais mobilidade e independência na casa, é importante disponibilizar um espaço maior. Se você planeja construir ou reformar uma residência, o planejamento deve contar com maneiras de utilizar melhor a área total dos ambientes. Também é válido lembrar que pessoas que utilizam cadeira de rodas precisam de um espaço amplo para se locomover.

  • Iluminação e tomadas:

Um bom projeto de iluminação também é importante para garantir a acessibilidade da residência. Por isso invista em lâmpadas mais fortes para clarear o ambiente e facilitar a visão das pessoas para conseguir perceber objetos no caminho. Além disso, interruptores devem ser instalados próximos a cama, nas entradas de cômodos e no alcance de todos os moradores. Da mesma forma, as tomadas devem ficar um pouco mais altas, para serem alcançadas sem ter que abaixar demais.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *