COR VERMELHA NA DECORAÇÃO – TONS, EFEITOS E COMBINAÇÕES

Confira algumas dicas para usar a cor vermelha na decoração:

Efeitos da cor vermelha no ambiente

O vermelho é uma cor que se destaca na decoração. Seu comprimento de onda faz com que os objetos dessa cor pareçam estar mais perto do que realmente estão. É isso que chama nossa atenção facilmente, fazendo com que o vermelho seja logo percebido.

Seu efeito é físico, aumentando a pulsação e dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido. Está relacionado ao princípio de “lutar ou fugir”,  pois estimula os instintos mais básicos do ser humano.

Para ver os efeitos de cada cor na decoração, clique aqui.

Tonalidades de vermelho

Dependendo do tom de vermelho, o efeito pode variar um pouco, mas sempre mantendo seu efeito marcante e chamativo (Ver também: “Tipos de cores“).

O tom vivo é muito estimulante, podendo também ser percebido como agressivo. Por isso é melhor utilizá-lo em quantidades menores ou em conjunto com cores mais frias ou suaves.

vermelho na decoração

O tom seco já suaviza o efeito muito impactante do vermelho. O visual fica menos carregado. Por isso é o tom de vermelho ideal para usar com outras cores vivas ou para deixar a decoração mais discreta, embora ainda bem visível e imponente.

vermelho na decoração

O tom escuro é o mais elegante, principalmente se for um tom seco, além de escuro. Ele fica destacado e equilibrado com cores neutras bem claras.

vermelho na decoração

O vermelho com cores neutras

Por ser uma cor tão forte, o vermelho tem um efeito mais equilibrado quando usado com cores neutras mais frias, como o cinza. Ele faz com que a decoração fique mais discreta, amenizando o vermelho.

Já o branco deixa o vermelho bastante destacado e valorizado, enquanto tons de creme ou areia têm um efeito intermediário. O vermelho nesse caso continua destacado, porém a decoração em geral fica mais amena graças ao efeito suave e acolhedor da cor creme. É importante apenas que não seja um tom de creme, palha ou areia muito amarelado, pois nesse caso a mistura ficaria com efeito muito forte e cansativo na decoração.

Quais cores combinam com vermelho

Todas as cores podem ser usadas em intensidades diferentes, criando o efeito “tom sobre tom”. Nesse caso, o mesmo tom é mantido, porém com algumas peças mais claras e outras mais escuras. (Veja aqui como criar o efeito tom sobre tom). Mas para misturar cores diferentes, é preciso que elas sejam bem diferentes, para terem algum contraste. (Veja aqui como saber quais cores combinam entre si). Sendo assim, o vermelho pode funcionar bem:

  • Com amarelo 

quais cores combinam com vermelho

O amarelo é claro, por isso cria um contraste bem nítido com o vermelho. Mas deve ser usado em pouca quantidade, pois o amarelo reforça o lado alegre e estimulante do vermelho. Se as duas cores forem misturadas em grande quantidade pode ficar cansativo.

  • Com verde claro

quais cores combinam com vermelho

O verde é uma das melhores cores para ser misturada com vermelho, especialmente em tons claros. Isso porque além de contrastar, ele ainda suaviza o efeito chamativo do vermelho, deixando o visual mais agradável e aconchegante.;

  • Com laranja

quais cores combinam com vermelho

O vermelho funciona com o laranja só se for um laranja seco ou puxando para o tom amarelado. Um tom muito escuro fica muito parecido com o vermelho, por isso fica muito carregado.

  • Com rosa

quais cores combinam com vermelho

O rosa claro em tom pastel fica bem com o vermelho. Tons de rosa muito fortes brigam com o vermelho, pois têm o mesmo efeito chamativo, ao contrário do tom suave. O rosa pastel é na verdade um tom mais claro do vermelho, por isso eles se encaixam como se fosse uma mistura de tom sobre tom.

Ambientes com vermelho para se inspirar

Veja no vídeo abaixo vários exemplos de ambientes com a cor vermelha, para se inspirar:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Um comentário em “COR VERMELHA NA DECORAÇÃO – TONS, EFEITOS E COMBINAÇÕES”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *