ILUMINAÇÃO DA CABECEIRA DE CASAL

O tipo mais comum de iluminação da cabeceira de casal é o abajur, repetido dos dois lados da cama. Mas existem outras opções, e a escolha depende de vários fatores. Confira algumas dicas:

Qual luminária usar na cabeceira de casal

O abajur costuma ser bastante usado porque é fácil de instalar e concentra a iluminação bem perto da cama, destacando e valorizando a cabeceira. É preciso apenas ligar o aparelho na tomada, que deve estar então atrás do criado-mudo. Clique aqui para ver abajures na loja.

iluminação da cabeceira - abajur

A luminária pendente serve para fazer a cabeceira parecer maior e mais alta, pois puxa a atenção para cima. E mesmo assim mantém o visual leve. Além disso, o foco da luz voltado para baixo pode deixar a iluminação mais discreta. Ela pode ser colocada em várias alturas, sendo a posição mais alta ideal para destacar a cabeceira como um todo, e uma posição mais baixa, bem próxima do criado-mudo, ideal para não ofuscar a vista. Clique aqui para ver luminárias pendentes na loja.

iluminação da cabeceira - pendentes

A iluminação embutida na cabeceira ou no forro acima da cama funciona bem para destacar a cama, com efeito aconchegante e ao mesmo tempo moderno. Mas não funciona para situações em que uma das pessoas da cama quer ler e a outra quer dormir, por exemplo, pois não existe a opção de acender apenas um lado. (Ver também: “Como Fazer Iluminação Embutida com Fitas de Led“).

iluminação embutida cabeceira

Outra opção é a luminária de parede, também chamada de arandela. Ela pode ter a forma de um abajur comum, com o mesmo tipo de iluminação, porém sem ocupar espaço do criado-mudo. Ou então ela pode ser mais parecida com uma luminária de escritório, com o foco direcionável. É uma opção discreta e funcional, utilizada para focar bastante a luz apenas para leitura. Clique aqui para ver arandelas na loja.

iluminação da cabeceira - arandelas

Luminárias iguais ou diferentes em cada lado da cama

As luminárias dos dois lados da cama podem ser iguais ou diferentes. Luminárias iguais garantem o equilíbrio do visual e são mais convencionais. Luminárias diferentes geram um efeito mais descolado.

O que não costuma funcionar bem é usar luminárias quase iguais porém diferentes. Se for para ser diferente, o ideal é que sejam bem diferentes mesmo, para que não crie a sensação de que era para combinar mas não combinou. Ou pode ainda ser usada uma luminária só em um dos lados, se for o caso.

iluminação da cabeceira assimétrica

Intensidade da luz na cabeceira de casal

Independente do tipo de iluminação utilizada na cabeceira de casal, a luz deve ser suave. Potências maiores são para situações em que a luminária precisa iluminar todo o ambiente, e a luz da cabeceira deve ser apenas para a cabeceira. Além disso, as luzes mais fracas não quebram a sensação aconchegante do quarto, como luzes muito fortes podem fazer.

iluminação da cabeceira - abajur

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *