DICAS PARA ESCOLHER OS MÓVEIS DA VARANDA

Escolher os móveis da varanda de um apartamento pode parecer uma tarefa simples, mas existem detalhes que podem fazer toda a diferença, tanto no visual quanto no uso. Principalmente em varandas pequenas.

Veja então algumas dicas:

Defina uma função para a varanda

Para começar, é essencial definir qual será o uso da varanda. Se for um local para relaxar e olhar a paisagem, por exemplo, o foco será em cadeiras ou poltronas com mesas laterais, por exemplo. Mas se a intenção for comer na varanda, é preciso pensar em uma mesa mais alta, com cadeiras em volta dela. Ou então, se a varanda for maior, ela terá provavelmente várias funções, e será preciso fazer um projeto como o de qualquer outro ambiente.

dicas para escolher móveis da varanda

Não é por ser um ambiente externo que a varanda é menos importante. Pelo contrário, ela faz toda a diferença para valorizar a casa ou o apartamento.

Mas como saber o que cabe ou não na varanda? De maneira geral, se ela for bem pequena, com menos de 80cm entre a parede da sala e o guarda corpo, por exemplo, dá para saber que não cabe mais do que algumas cadeiras e alguns vasos, por exemplo. Mas se ela tiver a partir de 90cm, por exemplo, já dá para pensar em mesas ou poltronas, que sempre ocupam mais espaço.

Escolha móveis de tamanho proporcional

Depois de definida a função ou as funções da varanda, é a hora de escolher os móveis. E o tamanho da varanda irá determinar o tamanho dos móveis, obviamente. Isso porque não basta que o móvel caiba, é preciso que ele fique proporcional. Móveis muito grandes podem fazer a varanda parecer muito pequena, por exemplo.

O tamanho ideal, então, que gera sensação proporcional, é aquele que mantém a circulação livre e a aparência leve, no caso de uma varanda pequena. Já no caso de uma varanda bem grande, alguns móveis precisam ser mais robustos, para deixar a varanda mais preenchida, e por isso mais aconchegante.

dicas para escolher móveis da varanda

Tamanho e tipo de mesa da varanda

Seja na mesa lateral ou na mesa de jantar da varanda, alguns detalhes nas medidas e na forma são muito importantes, como por exemplo:

  • Em espaços pequenos, mesas de jantar com suportes centrais funcionam melhor, porque as cadeiras se encaixam mais facilmente ao seu redor. E para sentar também fica mais fácil, já que não existem os pés da mesa no caminho;
  • Mesas e mesinhas redondas deixam o visual mais leve, enquanto mesas quadradas e retangulares são mais robustas, portanto ideais para varandas maiores;
  • Em varandas com largura disponível de 90cm, por exemplo, a mesa não deve ter mais do que 60cm de diâmetro. Assim ainda fica pelo menos um pouco de espaço livre em uma das laterais.
dicas para escolher móveis da varanda

Materiais dos móveis da varanda

Assim como acontece no quintal ou qualquer área externa, os móveis da varanda precisam ter materiais que possam se molhar e ficar em contato direto com o vento. Além disso, precisam ser resistentes, pois ficarão sujos com mais frequência, e por isso precisam ser limpos mais vezes. Então funcionam bem materiais como tecidos impermeáveis, vime natural ou sintético, metais como aço inoxidável ou revestidos com pintura epóxi ou eletrostática, por exemplo, além de madeira plástica ou até mesmo natural, se receber proteção adequada.

Use cores na varanda que combinem com a sala

A varanda precisa fazer sentido não só como um ambiente isolado, mas também com a sala ou outro ambiente com a qual ela está integrada. Isso porque normalmente é possível ver a varanda da sala e também ver a sala a partir da varanda. Então é essencial pensar os dois ambientes como se fossem um só, em termos de cores e visual geral.

As cores dos móveis da varanda, então, não precisam ser as mesmas dos móveis da sala, necessariamente. Mas precisam se encaixar nas cores da sala como um todo, combinando com alguns de seus elementos, sejam os móveis, as paredes ou outros acessórios. Isso faz inclusive com que os dois ambientes fiquem mais valorizados e com sensação mais ampla.

Veja alguns projetos de varanda aqui do site, para se inspirar.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *