DICAS PARA ESCOLHER QUADROS

E então a decoração está quase toda pronta, mas falta escolher quadros para as paredes. Mas quais, quantos, como? Veja abaixo algumas dicas:

Quantos quadros o ambiente deve ter

O primeiro passo na hora de escolher quadros é definir quais as paredes do ambiente que precisam de quadros. Para ficar legal e não sobrecarregar, não é bom colocar quadros em todos os espaços livres. O ideal é deixar algumas paredes com áreas vazias, para fazer um contraponto com as paredes com quadros. Assim os quadros que existirem ficam com mais destaque, e por isso mais valorizados.

E também é melhor intercalar quadros em algumas paredes e outros elementos para decorar pelo menos algumas das outras. Podem ser espelhos, painéis, vasos de parede. Assim o ambiente não fica parecendo uma galeria, com quadros em todas as paredes, e os desenhos ou imagens de cada um deles fica também mais nítido, menos embaralhado com o resto. Portanto a sensação é de mais leveza.

Cores dos quadros

Além de definir a quantidade e a localização dos quadros, é preciso escolher suas cores. Uma dica para isso é primeiro analisar o tipo de cor que fica melhor naquele lugar. Ou seja, se é melhor ter um quadro discreto, com cores neutras, ou de cores parecidas com a parede, ou então criar contraste, com um quadro de cores mais vivas ou até cores neutras, mas bem diferentes da cor da parede.

Normalmente a opção mais discreta fica melhor em ambientes pequenos ou que já tenham muita informação. Mas isso não é uma regra, já que pode ser a intenção do projeto criar um ambiente mais leve e elegante (de cores e visual suave) ou então um ambiente com visual mais intenso e estimulante. Só é preciso, então, saber qual a intenção e escolher quadros de acordo com essa intenção.

Outro ponto importante na escolha das cores dos quadros é que ele tenha as cores presentes no ambiente, para ter harmonia. Mas não é preciso que ele tenha só cores iguais às do ambiente, e sim algumas, pelo menos. Precisa fazer sentido no todo.

Forma e tamanho dos quadros

Para escolher a forma dos quadros, o ponto essencial é a proporção. Ou seja, paredes grandes ficam bem com quadros grandes, e paredes pequenas com quadros pequenos.

Paredes grandes podem, por exemplo, ter um único quadro também grande, ou então ter uma composição de quadros grandes ou pequenos. Mas a composição em si precisa ficar grande, ou seja, proporcional ao tamanho da parede. E as paredes pequenas ficam melhor com apenas um quadro, ou então com uma composição também pequena. Precisa dar uma sensação de preenchimento mas também sem sentir que a parede ficou quase lotada, essa é a ideia.

E a forma do quadro pode também variar, mas tendo em mente que quadros mais altos do que largos chamam atenção para cima, enquanto os quadros mais largos chamam atenção para as laterais do ambiente. Ou seja, quadros verticais fazem o espaço parecer mais alto, e os horizontais fazem o ambiente parecer mais largo.

Comprar quadros

Veja aqui muitas opções de quadros para comprar pela internet.

E se não encontrar o que precisa, tem até a opção de personalizar seu quadro com a imagem que quiser (veja aqui).

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *