DICAS PARA FAZER UMA COZINHA PARA CADEIRANTE

Uma cozinha para cadeirante, ou então uma cozinha que precisa servir para cadeirantes também, precisa de muitos cuidados. Tanto em termos de medidas como de formas e disposição dos móveis, bem como na escolha das peças.

(Veja também: “Medidas Ideais do Banheiro para Cadeirante” ou “Banheiros Pequenos Adaptados para Cadeirantes”).

Se essas orientações não puderem ser seguidas, pode ainda ser possível que o cadeirante use a cozinha, ou algumas partes dela. Mas ela não ficará tão confortável para ele.

Confira então várias dicas para fazer uma cozinha para cadeirante:

Posição dos móveis

A posição dos móveis na cozinha para cadeirante é importante porque é preciso deixar um espaço de circulação adequado. E isso pode acontecer de duas formas:

  • Opção 1: Deixando 1,50m de largura para que a cadeira possa girar para mudar de direção.
dicas cozinha para cadeirante
  • Opção 2: Fazendo uma circulação em círculo, que permite que a cadeira percorra toda a cozinha mesmo se ficar em uma direção só.
dicas cozinha para cadeirante

Formas dos móveis

Duas questões são bem importantes em relação à forma dos móveis da cozinha para cadeirante:

  • Evitar pontas onde seja possível bater a cadeira ou corpo e se machucar, deixando então as peças sem quinas ou com quinas arredondadas.
cozinha para cadeirante
  • Permitir que a cadeira encaixe sob a bancada, pelo menos em algum pedaço dela, para preparar alimentos ou fazer refeições, e também no local da pia e do cooktop. Assim a pessoa não tem que ficar girando o corpo para usar a bancada de lado. E se a bancada já estiver pronta, dá também para fazer prateleiras retráteis nos armários, pelo menos para o preparo dos alimentos. Essas prateleiras ficam então na frente da cadeira quando abertas.

Medidas da cozinha para cadeirante

As medidas da cozinha são muito importantes para garantir que os os objetos fiquem ao alcance do cadeirante, e que ele possa circular com conforto. As medidas ideais da cozinha para cadeirante, então, são as seguintes:

  • Largura circulação: Se for preciso que a cadeira faça curvas, é preciso deixar pelo menos 1,5m livres na largura da circulação. Mas se for apenas para deixar a cadeira passar, sem precisar girar, então 90cm seriam a medida mínima.
  • Largura para encaixar cadeira: Cada vão para encaixar as pernas abaixo das bancadas deve ter pelo menos 90cm de largura. Assim é possível fazer a curva para encaixar a cadeira com facilidade.
  • Altura bancadas: De 75 a 80cm, aproximadamente. É importante permitir que o cadeirante enxergue o que está dentro das panelas e vasilhas ao preparar a comida, por isso as bancadas não devem ficar muito altas. Mas se as pessoas forem altas, principalmente as outras que forem usar a cozinha, dá para chegar até 85cm, no máximo.
  • Altura forno: O ideal é ter pelo menos 70cm do chão até a base do forno, para que a pessoa na cadeira possa abrir sua porta acima das suas pernas, e não impedindo a passagem da cadeira. E no máximo a 90cm da base até o chão.
medidas cozinha cadeirante
  • Altura armários: Os armários ou prateleiras suspensos não devem ficar a mais do que cerca de 1,30m, medindo pela sua base. Ou então é preciso ter algum sistema ou dispositivo que permita o seu alcance.

Escolha dos equipamentos

Também faz diferença escolher as peças certas na cozinha para cadeirante. Algumas dicas são:

  • Usar cooktop ao invés de fogão (ver aqui quais os tipos de cooktop existentes) é melhor, porque assim o cadeirante pode encaixar as pernas debaixo da bancada, ao invés de ficar se inclinando para a frente.
  • Usar fornos avulsos ao invés de fogão, para poder deixá-los mais altos.
  • Preferir torneiras com alavanca, que são mais fáceis de abrir e fechar, e também torneiras flexíveis, que facilitam o acesso aos cantos da cuba e de louças muito grandes.
  • Evitar sifão de metal se a água for quente, pois ele esquenta e pode queimar a perna do cadeirante ao encostar.
  • Se possível, usar uma geladeira side by side, que tem o congelador e o refrigerador lado a lado, ao invés de deixar algum dos dois muito alto ou muito baixo. Além disso, as portas são mais curtas, facilitando a abertura. (ver aqui os tipos de geladeira side by side).
  • Os próprios armários, se puderem ser gavetas ao invés de portas de abrir, também facilitam o acesso aos objetos.
cozinha para cadeirante

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *