O banheiro para cadeirante precisa ter acessórios específicos e também medidas especiais. É preciso deixar espaço para a pessoa entrar e manobrar a cadeira de rodas, além de alcançar todos os equipamentos.
Confira quais são essas medidas e necessidades especiais do banheiro para cadeirante:
Circulação no banheiro para cadeirante
O espaço livre no meio do banheiro precisa ter pelo menos 1,50 m de diâmetro. Assim a cadeira de rodas pode entrar e fazer toda a volta para poder sair. Essa área é chamada de “área de giro”. E as medidas são então consideradas na altura das pernas de quem está na cadeira, ou seja, ela não precisa ficar livre acima dessa altura. Por isso se o espaço for pequeno podem ser usadas prateleiras um pouco mais altas. Assim as pernas passam por baixo e não interferem na área livre.
Medidas da área do vaso sanitário
O vaso sanitário do banheiro para cadeirante deve ter:
- Área livre ao lado, com pelo menos 80 cm de largura e 1,20 m de profundidade. Esse espaço é chamado de “área de transferência”, e serve para encaixar a cadeira, permitindo que o cadeirante passe da cadeira para o vaso e depois de volta para a cadeira.
- Barra de apoio horizontal de 80 cm na parede posterior, com pelo menos 30 cm entre o eixo do vaso e a ponta da barra.
- Barra de apoio horizontal de 80 cm na parede lateral, com pelo menos 50 cm entre a ponta da frente do vaso e a ponta mais afastada da barra.
- Distância de pelo menos 40 cm entre o eixo do vaso e a parede lateral mais próxima, para não ficar encostado demais.
Medidas da área da pia
A pia do banheiro para cadeirante deve ter:
- Pia suspensa, permitindo que o cadeirante se aproxime com as pernas sob a peça. Se for usado armário na parte de baixo, as mãos do cadeirante ficam muito distantes da torneira, já que ele está sentado.
- Espaço livre na frente de pelo menos 80 cm de largura e 1,20 m de profundidade. Essa é a chamada “área de aproximação”, e é considerada a partir do sifão da pia, que é onde as pernas do cadeirante não podem ir mais para a frente.
- Distância de pelo menos 30 cm entre o eixo da cuba e da torneira até a parede lateral mais próxima. Isso evita que a pia fique muito colada à parede, o que dificultaria seu uso.
Medidas do box para cadeirante
O box do banheiro para cadeirante precisa ter alguns elementos e medidas específicas, que são:
- Largura mínima de 95 cm.
- Profundidade mínima de 90 cm.
- Banco de 70 cm de largura e 45 cm de profundidade, com a parte de trás presa na parede lateral. Dessa forma o cadeirante fica de frente para a água que cai do chuveiro e também alcança facilmente os registros.
- Distância de 45 cm entre o eixo do chuveiro e a parede lateral, para não deixá-lo nem perto nem longe demais do banco.
- Barra horizontal de pelo menos 60 cm na parede sob o chuveiro.
- 2 barras verticais de pelo menos 70 cm de comprimento na parede do chuveiro e na parede do fundo do banco, a 75 cm de altura, contados a partir do seu centro. Se o box for quadrado, as barras verticais ficarão nas duas pontas, próximas aos vidros. E se for retangular, uma delas ficará na ponta próxima ao vidro, e a outra ao lado do banco.
Especificações das barras de apoio
As barras de apoio do banheiro para cadeirante não podem ser de qualquer tamanho. Elas precisam ter:
- Diâmetro entre 3 e 4,5 cm na barra em si, para segurá-la confortavelmente e com firmeza;
- Vão livre de pelo menos 4 cm entre a barra e a parede, para que a mão caiba tranquilamente;
- Profundidade total de 11 cm incluindo a barra e o vão livre entre ela e a parede, para que ela não fique tão afastada da parede a ponto de se tornar um obstáculo no caminho.
Medidas totais do banheiro para cadeirante
Considerando as medidas mínimas para cada área, as medidas mínimas do banheiro podem ser de:
- 3,00 x 1,80 metros, se for um banheiro retangular.
- 2,40 x 2,00 metros, se for um banheiro quadrado. (Ver também: “Dicas para projetar um banheiro quadrado“).
- 1,50 x 1,70m, se for um lavabo.
Porta do banheiro para cadeirante
A porta do banheiro de cadeirante é feita com a abertura para fora, pois se abrisse para dentro a cadeira ficaria no caminho e ela não fecharia. Além disso, a porta precisa ter uma maçaneta horizontal, em forma de barra, e o vão livre entre os batentes deve ter pelo menos 80 cm de largura. Assim a cadeira de rodas pode passar tranquilamente.
Cursos e e-books que você pode gostar:
- Curso online de Decoração
- Curso online de Ergonomia
- Mais opções de cursos, projetos e e-books de arquitetura
Informações muito boas sobre banheiro para cadeirante, com desenhos com boa visualização e explicações fáceis de entender.
Olá, Ricardo! Que bom que gostou da matéria, tentei deixar bem claro mesmo, fico feliz que tenha funcionado. Seja sempre bem-vindo ao site! 🙂