DICAS PARA USAR ARMÁRIOS COM PORTA DE VIDRO

Armários com porta de vidro funcionam em qualquer ambiente, e trazem alguns benefícios.

Vantagens dos armários com porta de vidro

A principal vantagem é a possibilidade de deixar objetos expostos sem sujar. Ao contrário de nichos ou prateleiras abertos, os armários com porta de vidro protegem os objetos expostos, protegendo do acúmulo de poeira. Por isso eles são ótimos para expor coleções, copos, garrafas ou louças, por exemplo, que ficam assim mais valorizados.

Outra vantagem é o visual leve que esse tipo de armário traz ao ambiente. Quando o armário tem portas de vidro translúcidas, ele fica mais leve porque não bloqueia o visual como um armário de porta de madeira. A parte interna do armário continua então parecendo parte do espaço aberto.

Dicas para usar armários com porta de vidro

Confira então algumas dicas para saber quando usar e quais cuidados tomar ao usar armários com portas de vidro:

Quando usar portas de vidro no armário

As portas de vidro transparente servem para deixar os objetos à mostra. Por isso elas são ideais para situações em que a intenção seja mesmo deixar os objetos de dentro do armário à vista. Ou seja, quando o que existe dentro do armário estiver organizado, puder continuar sempre organizado e for agradável de ser visto. Podem ser objetos de uso constante, e não só peças decorativas. Elas só precisam ser bonitas e estar bem arrumadas dentro do móvel, sem lotar demais por exemplo.

Ou então, se o vidro não foi transparente, a parte interna pode ter qualquer tipo de objeto. Nesse caso, para saber se o vidro na porta do armário dá certo ou não, é preciso ver:

  • Se o local onde fica o armário recebe muito vapor, como em cima de fogões por exemplo. Se esse for o caso, a porta de vidro não é ideal, pois ela irá ficar embaçada cada vez que o fogão for usado.
  • O risco que o vidro terá de ser quebrado. Um exemplo de situação desse tipo é quando se tem crianças agitadas em casa e o armário for baixo e perto de onde ela costuma brincar. Ou então em armários baixos em locais de muita movimentação de objetos que possam bater na porta de vidro. Por isso os armários de vidro são bastante usados em armários superiores da cozinha, por exemplo, por ficarem mais protegidos nesse sentido.
  • Os outros móveis existentes no ambiente, para ver se o vidro irá combinar. Normalmente ele dá certo quando os outros armários são fechados, e não de vidro também.
Qual tipo de vidro escolher

A principal escolha em relação ao tipo de vidro que será usado na porta do armário é se ele será transparente, opaco ou reflexivo. Ou seja, se será possível ver os objetos lá dentro ou não, e se ele será espelhado ou não.

  • Transparente ou não: Essa escolha depende do que se pretende guardar no armário. De maneira geral, se for algo que possa ser visto, o vidro pode ser transparente. Se for um armário mais bagunçado, ou com itens mais íntimos, melhor as opções não translúcidas, ou seja, que não são transparentes, como o vidro leitoso ou até mesmo o jateado, que tem uma transparência bem reduzida. Além disso, é importante lembrar que só os vidros com algum graus de transparência deixam o visual mais leve. Então, se a intenção for criar esse efeito, é preciso optar por vidros transparentes, como o incolor, ou semi transparentes, como o mini boreal por exemplo.
  • Espelhado ou não: Os vidros espelhados, sejam eles transparentes (vidros reflexivos) ou não (espelhos) são boas opções apenas para quando a intenção é chamar atenção para o armário onde eles estarão. Isso porque eles tendem a ser mais chamativos do que vidros sem nenhum grau de reflexão. Então eles têm visual mais ousado, e que conferem um certo ar de nobreza à decoração. Já em guarda roupas, as portas espelhadas podem também ter um aspecto funcional para existirem, já que são úteis na hora de se vestir. E por último, outra questão a considerar é se o espelho na porta do armário pode ser interessante para ajudar a criar sensação de amplitude no ambiente, como em espaços pequenos por exemplo.
Qual cor de vidro escolher

A escolha da cor do vidro depende da mesma questão que qualquer elemento do ambiente, a harmonia com todas as outras cores presentes. Por isso vidros coloridos normalmente ficam melhor e com mais destaque quando estão em armários brancos ou pretos, por exemplo, e em ambientes de cores também neutras. Isso vale também para os vidros refletivos alaranjados, que chamam atenção tanto pelo efeito espelhado quanto pela cor.

O vidro branco pode ficar bem suave e discreto em armários também brancos, ou então destacado em armários de qualquer outra cor, como cinza, preto, cor de madeira ou até mesmo armários coloridos.

Já o vidro incolor combina com qualquer cor, e é a opção que gera mais leveza no visual. A não ser que ele seja temperado, que é quando ele fica levemente esverdeado (o chamado “vidro verde“). Nesse caso é interessante que os outros vidros do ambiente, como os da janela por exemplo, sejam do mesmo tipo. E que o próprio armário seja de cor neutra, para não ficar colorido demais.

Acesse aqui o site da loja para ver todos os modelos de armário com porta de vidro.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *