DICAS SOBRE A POSIÇÃO DA CUBA NA BANCADA

A posição da cuba na bancada pode parecer óbvia, em alguns casos, que é só deixar no meio. Mas nem sempre essa é a situação. (Ver também: Tamanho ideal da cuba para cada bancada)

Cuba fora do centro da bancada

Em alguns casos, por exemplo, a cuba precisa ficar fora do centro da bancada. Isso pode ser importante quando a porta do banheiro abre na frente da pia, por exemplo. Nessa situação o ideal é que a cuba não fique atrás da porta, e sim ao seu lado, se possível. Ou então pode ser só porque a bancada é muito grande, e a cuba fique melhor na ponta mais próxima do vaso.

Seja qual for a situação, se a cuba estiver fora do centro é bom tomar alguns cuidados em relação à sua posição exata. Isso porque se ela estiver fora do centro mas muito perto do centro, ela vai parecer que está torta, no lugar errado. E se estiver perto demais da ponta, vai dar uma sensação desproporcional.

Então a posição ideal da cuba fora de centro, se a bancada for maior que o dobro da cuba, deve estar dentro dos seguintes limites:

  • Proximidade máxima com o centro da bancada: Com a borda da cuba alinhada com o centro da bancada.
  • Distância mínima em relação à ponta da bancada: Centralizada na metade da bancada.
posição da cuba fora do centro

Mas se a bancada não for tão maior que a cuba, ou seja, se não chegar a ter o dobro do tamanho da cuba, sua posição ideal é com o mesmo espaço de bancada na ponta que o existente na borda frontal. Assim fica bem proporcional.

Posição de duas cubas na mesma bancada

Para posicionar duas cubas na mesma bancada e ficar não só proporcional mas também funcional, é interessante seguir algumas medidas mínimas, que são:

  • Distância entre as cubas: Pelo menos metade da largura de cada cuba.
  • Espaço entre as cubas e as pontas da bancada: Pelo menos 1/4 (metade da metade) da largura de cada cuba. Ou seja, metade da distância entre as cubas.
posição duas cubas na bancada

Essas medidas podem ser ser maiores, e é até melhor que sejam, para ter mais espaço. Mas se as bancadas não forem muito grandes, é interessante seguir essa proporção.

Posição da cuba em relação ao armário

O armário sob a bancada tem uma relação importante com a posição da cuba, e não é questão de estética. O que acontece é que a borda do armário, ou seja, suas laterais, não podem ficar onde a cuba está, caso seja uma cuba embutida. Ou então é preciso recortar a peça, o que é um trabalho desnecessário. Para evitar, basta planejar que a cuba será menor do que a largura do armário, e que ela ficará em algum lugar no meio dele.

Além disso, não dá para colocar qualquer tipo de cuba sobre gavetas. Isso acontece porque a cuba exige que exista um sifão debaixo da bancada, e não dá para abrir e fechar gavetas com o sifão no meio. A não ser que sejam gavetas especiais, recortadas no meio.

(Ver também: Tamanho ideal da cuba para cada bancada ou então Tamanho da Pia com Duas Cubas)

Ajude o site

Veja também:

Um comentário em “DICAS SOBRE A POSIÇÃO DA CUBA NA BANCADA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *