IDEIAS DIFERENTES PARA A SALA DE JANTAR

A sala de jantar convencional é aquela que tem uma mesa, cadeiras à sua volta e possivelmente um aparador ou buffet próximo, formando um ambiente, e normalmente ela fica entre a cozinha e a sala de TV ou estar. Mas existem outras possibilidades para criar uma sala de jantar em outras partes da casa ou de outras formas.

Em relação ao local onde ela é montada, pode ser uma boa ideia aproveitar as varandas, se o tamanho for suficiente e ela estiver relativamente próxima a cozinha. Isso pode liberar a área da sala para usar um sofá maior e algumas poltronas, pro exemplo, além de garantir uma vista mais aberta e agradável para a sala de jantar. A varanda pode ser fechada com vidro, para evitar o acúmulo muito rápido de poeira e umidade em cima da mesa. (Ver também: “Fechamento de Varandas com Vidro“)

varanda-1Imagem: Mobly.

Dependendo do tratamento que se dá à cozinha, a sala de jantar pode ser no mesmo ambiente, com a bancada de trabalho e eletrodomésticos de um lado e a mesa do outro, em paralelo. Para que a mesa não fique parecendo uma simples copa, nesse caso, é preciso usar um modelo mais nobre e imponente, e também usar materiais mais elegantes nos armários da cozinha, como madeira texturizada, metais e vidro.

ideia sala de jantar 2 - houzzImagem: Houzz

Uma solução interessante para pequenos espaços e cozinhas abertas é colocar a mesa na divisa entre a cozinha e a sala, aproveitando a área que seria normalmente do balcão.

ideia sala de jantar 1 - houzzImagem: Houzz

A multifuncionalidade também é uma boa opção para aproveitar os espaços, com salas de jantar que tenham também outra finalidade, como espaço para as crianças ou biblioteca. Para fazer isto basta adicionar estantes ao invés do aparador, e deixar uma pequena área livre no piso para a criançada brincar.

A segunda função da sala de jantar pode ser também ser uma sala de estar, o que pode ser feito simplesmente trocando as cadeiras por poltronas, que são mais confortáveis e deixam o visual mais encorpado e convidativo, ideal para permanecer por mais tempo.

ideia sala de jantar 4 - houzzImagem: Houzz

No lugar das poltronas ou em conjunto com elas podem ser usados bancos ou mini-sofás, que são uma boa pedida para situações em que se receba muitas pessoas em alguns momentos e poucas em outros, pois são mais versáteis nesse sentido. Não é legal, porém, fazer bancos muito extensos, pois isso dificulta a saída ou entrada das pessoas que estiverem sentadas no meio.

ideia sala de jantar 3 - houzzImagem: Houzz

Outra dica é utilizar as janelas como parte integrante da mesa, colocando um banco encostado na parede sob ela. Isso economiza área de circulação, pois aproxima a mesa da parede, e ainda deixa a sala de jantar mais aberta e agradável. Em ambientes com bay windows, que são janelas com mais de uma face, esse efeito fica ainda mais marcante.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *