IDEIAS PARA ILUMINAR A ESCADA

Iluminar a escada de uma forma mais focada, além da iluminação geral do ambiente, faz bastante diferença por vários motivos e pode ser feito de várias formas.

A iluminação na escada faz bastante diferença na ambientação porque facilita que os degraus sejam visualizados, inclusive quando as luzes do ambiente estão apagadas, e também porque destaca e valoriza a escada, fazendo com que ela se transforme em uma verdadeira escultura ao invés de um simples elemento funcional.

Iluminar sem exagerar:

É importante não exagerar na quantidade de luz, senão o efeito fica muito pesado e também pouco funcional, com cada degrau da escada ficando mais difícil de ser visualizado ao invés de mais fácil, que era a ideia inicial.

iluminar-a-escada-6-caan-designImagem: Caan Design

Maneiras de iluminar a escada:

As várias formas de fazer uma escada iluminada podem ser feitas isoladamente ou misturadas, e incluem:

– Pequenas luminárias de parede na lateral da escada, bem próximas aos degraus.

iluminar-a-escada-4-el-blog-del-decoradorImagem: El Blog del Decorador

– Pequenas luminárias de piso embutidas no degrau. Essa opção funciona melhor se existir algo que impeça a luz do piso de ofuscar a vista de quem está subindo ou descendo, como um jardim.

iluminar-a-escada-3-brilliant-lightingImagem: Brilliant Lighting

– Iluminação embutida sob os degraus. Isso pode ser feito de diversas maneiras, em escadas abertas ou fechadas. Para embutir a luz podem ser usadas mangueiras ou fitas de led.

iluminar-a-escada-2-casa-y-fachada-e-all-in-one-home-ideasImagens: Casa Y fachada / All in One Home Ideas

– Degraus de vidro ou acrílico iluminados, criando uma escada transparente e iluminada.

iluminar-a-escada-8-all-in-one-home-ideasImagem: All in One Home Ideas

– Luminárias com luz focada no teto, em toda a extensão da escada, mais próximas à parede para iluminarem a parede e o canto dos degraus.

iluminar-a-escada-7-archiproductsImagem: Archiproducts

– Iluminação a partir de um vão entre a escada e a parede, saindo de dentro do degrau.

iluminar-a-escada-5-residence-styleImagem: Residence Style

– Iluminação embutida debaixo do corrimão da escada.

iluminar-a-escada-1-casa-y-disenoImagem: Casa y Diseño

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “IDEIAS PARA ILUMINAR A ESCADA”

  1. Oi Fernanda como vai, desde já agradeço a atenção estendida, minha duvida é qual tipo de iluminação que se usa em nicho de marcenaria no caso são 5 com diferentes medidas de 38, 54, 49 e 46 cm fundo preto laqueado, elas vão ficar na sala de jantar do lado de uma janela grande com vista para a sacada gourmet nesse espaço tem ainda um cortineiro e em L no teto com fita de led amarelado no centro um lustre , quanto de Lumen (lm) eu devo considerar e a quantidade de spots/ balizador para cada nicho. Ficaria imensamente agradecida se você pudesse me orientar sobre isso.Obrigada

    1. Olá, Fernanda! O estudo luminotécnico exato de um ambiente envolve várias questões, incluindo o tamanho do ambiente e a quantidade de lúmens já existentes no local. Mas vou tentar lhe dar algumas coordenadas, ok? Pela norma da ABNT, uma sala de jantar pode ter um fluxo luminoso (quantidade total de lúmens dividido pela área do ambiente) de 50 a 200lx. Ou seja, se sua sala tiver 15 metros quadrados, por exemplo (5x3m), significa que a quantidade de lumens pode variar de 750 (15 vezes 50lx) a 3000 (15 metros vezes 200lx). Então você pode medir a sua sala, e multiplicar a metragem quadrada por 50 e por 200 para ter a quantidade mínima e máxima de lúmens que ela deverá ter ao todo. E aí você pode diminuir um pouco esse valor, considerando que já existe um pouco de luz no local, e olhar em cada lâmpada a quantidade de lúmens que ela tem, para distribuir. Uma lâmpada led de 10W tem cerca de 800 lúmens, por exemplo. Três desse tipo já dariam 2400 lúmens, quase a quantidade máxima permitida em uma sala de jantar de 15 metros quadrados. Como você tem 5 nichos para colocar lâmpadas, além da iluminação em fita e do lustre existentes, posso te adiantar que 1 lâmpada para cada nicho deve ser suficiente, e com pouca potência em cada uma. Recomendo o uso de lâmpadas led, pois elas não esquentam o ambiente como as dicróicas. Atualmente elas podem ser encontradas com luz fria (branca) ou quente (amarelada). O assunto é um pouco complexo, né? Muita coisa para se pensar. Espero ter conseguido esclarecer um pouco. Abraços e boa sorte! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *