JARDIM DE CHUVA EVITA ALAGAMENTOS

Um jardim de chuva é assim chamado por ter a capacidade de absorver e aproveitar a água das chuvas.

Por que o alagamento acontece

Quando chove, as ruas de asfalto e as calçadas impedem a absorção da água. Ela então se acumula, formando uma espécie de piscina. E os bueiros são muito pequenos e pontuais para dar conta de qualquer quantidade um pouco maior de água. Inclusive porque ficam muitas vezes cheios de objetos que as pessoas jogam no chão. Assim perde ainda mais sua eficiência.

Como o jardim de chuva evita o alagamento

Por isso o jardim de chuva funciona melhor. Ele não só cria uma área permeável no chão, como também pode ter aberturas de escoamento nas laterais. Ou seja, como se fossem bueiros muito maiores, e com escoamento para a terra, não para o sistema de esgoto. Assim o esgoto não fica sobrecarregado, a água não se acumula e, de quebra, a cidade ainda ganha várias plantinhas. E isso a deixa mais agradável, tanto em termos visuais como de temperatura, e também com o ar mais limpo.

Cuidados ao fazer um jardim de chuva

Para que o jardim de chuva funcione bem e não cause nenhum problema, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Mureta nas laterais: A mureta de contenção em volta do jardim é importante para conter a água e o próprio jardim.
  • Inclinação e tamanho do jardim: Um bom jardim de chuva tem pelo menos um pouco de inclinação, de cerca de 2%. Isso facilita que a água das chuvas se espalhe melhor. E ele pode ser de qualquer tamanho de largura e comprimento. Mas não deve ser mais profundo do que largo, porque isso geraria um acúmulo excessivo de água.
  • Tipo de solo: É importante que o solo do jardim seja bem permeável, para permitir o escoamento da água. Por isso terras muito argilosas podem ser um problema, ao contrário de terrenos mais arenosos. Para testar o solo, basta fazer um pequeno furo e colocar água. Se a água ficar lá por vários dias, o terreno não funciona como jardim de chuva.
  • Plantas ideais: As plantas que vivem bem em um jardim de chuva são, obviamente, as que gostam de muita umidade.

Solução para canteiros de árvores

As árvores na cidade e dentro das casas costumam ficar em canteiros muito pequenos, ou seja, os espaços de terra deixados à sua volta costumam ser insuficientes. (Ver também: “Tamanho ideal do canteiro de árvores“).

Com isso suas raízes não são devidamente fortalecidas, pois não absorvem a quantidade certa de água. E a árvore acaba morrendo. Além disso, as raízes podem crescer para cima da calçada, rachando o piso e gerando inconvenientes para a circulação.

Por isso se cada árvore tiver um jardim de chuva, ou seja, um canteiro maior, mais esse problema ganha uma solução.

Jardim de chuva em Copacabana

Um exemplo de jardim de chuva é o que foi feito em uma rua de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ele fica em uma praça de encontro dos moradores que estava degradada pelos constantes alagamentos. O local tinha então se tornado perigoso e pouco usado para convivência.

Mas com o jardim, que tem cerca de 1 metro de profundidade, 3 metros de largura e 6 metros de comprimento, o local ficou mais agradável e sem alagamentos.

As pessoas voltaram a ocupar mais o espaço, o que gerou benefícios também para o comércio local.

Imagem de capa: Jardim de chuva no Grajaú (Jardim Sul News)

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *