JEITOS FÁCEIS DE FAZER ILUMINAÇÃO INDIRETA

A iluminação indireta é aquela em que se vê apenas onde a luz incide, e não de onde ela vem. Ela cria um efeito aconchegante nos ambientes, pois não ofusca a vista.

Como fazer iluminação indireta

Existem várias formas de fazer iluminação indireta nos ambientes.  Uma delas é a iluminação embutida no forro ou nos móveis. Essa pode ser uma alternativa relativamente fácil, caso exista um vão para embutir as lâmpadas ou então uma fita ou mangueira de led. (Veja também: “Como Fazer Iluminação Embutida com Fitas de Led“).

iluminação indireta

Mas se o forro for todo liso e os móveis não tiverem cantinhos para embutir as luzes, a iluminação indireta pode ser feita de outras formas:

  • Luminárias que escondem a lâmpada

arandela duplo fachoClique para ver arandelas de duplo facho na loja.

Algumas luminárias escondem a lâmpada totalmente. É o caso de luminárias de parede (arandelas) que jogam a luz para cima  e para baixo apenas, e não para a frente. Essa é uma boa forma de criar iluminação indireta, pois o foco de luz fica bem visível na parede e ao mesmo tempo fica bastante suave no ambiente.

  • Lâmpadas escondidas atrás de móveis ou objetos

jeitos fáceis de fazer iluminação indireta

Outro jeito de fazer iluminação indireta é esconder lâmpadas atrás de objetos. Pode ser qualquer peça relativamente grande que tenha um vão entre ela e a parede. Nesse espaço pode ser colocada uma fita ou mangueira de led ligada à tomada. Também pode ser usada uma lâmpada de rosquear em um suporte de ligar na tomada. Para isso é preciso apenas que exista uma tomada no local, ou então usar uma extensão.

  • Lâmpadas voltadas para a parede

jeitos fáceis de fazer iluminação indireta

As luminárias de teto do tipo spot direcionável também podem criar o efeito de iluminação indireta. Mas para isso é preciso direcionar as lâmpadas para um local onde não exista passagem de pessoas, como a parede por exemplo. Assim ela não irá ofuscar a vista de ninguém, de nenhum ângulo. E o ideal é usar, nesse caso, lâmpadas de luz focada, ao invés de luz geral, que é mais espalhada.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *