LAGOA NO QUINTAL? SIM, É POSSÍVEL!

Para ter uma lagoa no quintal não é mais preciso comprar um terreno ao lado de uma lagoa. É possível fazer uma lagoa privativa na sua própria casa, com qualquer tamanho.

Como é feita a lagoa no quintal

Já falamos aqui no site sobre as piscinas naturais ou ecológicas, que não precisam de produtos químicos na hora de limpar. Ao invés de usar cloro, ela é limpa por algas e outros microorganismos. Por isso são chamadas também de “biopiscinas”. (Ver também: “Como Funcionam as Piscinas Naturais“).

piscina natural

Mas a piscina natural pode se integrar ainda mais à natureza do que isso. Além da forma tradicional, mais reta, ela pode também ter forma orgânica e materiais naturais, como areia, pedras e plantas. Mas sempre com controle das condições da água, para mantê-la em condições ideais de limpeza. Quando executada por empresas sérias, a piscina natural não fica com a água turva nem suja, em nenhum momento. E mesmo assim sem precisar ser limpa manualmente, como as piscinas comuns.

Tipos de lagoa no quintal

A empresa Ecosys faz piscinas naturais de qualquer tipo, incluindo lagoas ornamentais, espelhos d’água ou a piscina propriamente dita, com formas mais retas. Eles citam 5 opções possíveis para fazer o lago no quintal, de acordo com a forma e os acessórios utilizados:

  • Piscina praia: Com fundo de areia em continuidade com o piso ao seu redor, essa piscina natural fica parecida com o mar. Seu visual é leve, com poucos detalhes, e sua água tende a ser mais quente. Mesmo assim, se a intenção for aquecê-la ainda mais, podem ser usados painéis solares para atingir a temperatura de até 30 graus.
piscina praia
  • Piscina córrego: Parecida com um rio, ela é perfeita para flutuar e mergulhar com máscaras. Sua forma propicia que se vá nadando em um percurso com contato direto com as plantas, pedras e peixes da piscina.
lagoa no quintal
  • Piscina grota: Piscina natural com nascentes e cascatas, que fazem a água se movimentar. Nesse tipo de piscina são usadas muitas pedras de grande porte e muitas plantas, para criar aspecto semelhante ao de locais com cachoeiras.
lago no quintal
  • Piscina lago: Como diz o nome, são piscinas que se parecem com lagos. Sua forma é mais larga, e suas águas são bem calmas.
lagoa no quintal
  • Piscinas biótopos: São piscinas ou lagoas que reproduzem rios e lagos que existem na natureza. São os mesmos tipos já descritos acima, porém fazendo réplicas de paisagens existentes.
piscina lagoa
Imagens: Ecosys

Veja no vídeo abaixo todos esses tipos de piscina natural:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *