MEDIDAS DO LAVABO PARA CADEIRANTE

As medidas ideais de um lavabo para cadeirante seguem as mesmas diretrizes básicas do banheiro para cadeirante. (Ver medidas do banheiro para cadeirante aqui). Mas sem precisar de um box para banho.

Então o lavabo para cadeirante precisa ter, para ficar bem confortável:

– Pia sem armários

A ausência de armários na parte de baixo da pia permite que as pernas do cadeirante se encaixem sob a bancada. Assim o alcance à cuba e à torneira ficam mais fáceis.

– Espaço de 1,50m de diâmetro para a cadeira girar

Essa medida pode avançar um pouco sobre o espaço da pia, caso ela não tenha armários na parte de baixo. Mas sem chegar ao centro da cuba, que é onde ficará o sifão. E também pode avançar um pouco sobre a área do vaso, no máximo 10 cm. Isso porque o vaso é menor na parte de baixo, onde passam os pés do cadeirante ao girar.

– Vaso sanitário afastado das paredes laterais

De um dos lados do vaso, onde ele ficará mais próximo da parede, é importante deixar um espaço para que os braços da pessoa possam se movimentar. Esse espaço deve ser de pelo menos 40cm do centro do vaso até a parede. E do outro lado, onde ficará a cadeira na hora de acessar o vaso, é preciso ter pelo menos 80cm de largura.

– Porta de correr ou para fora

A porta de entrada do lavabo para cadeirante deve ser de correr ou com abertura para fora do ambiente. Assim ela não ocupa o espaço interno do banheiro.

Com tudo isso, uma sugestão de lavabo para cadeirante com as medidas ideais seria assim:

planta lavabo para cadeirante

Veja aqui as medidas ideais do banheiro para cadeirante com box. Ou então confira todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “MEDIDAS DO LAVABO PARA CADEIRANTE”

  1. Boa noite! Uma dúvida: Posso colocar porta de correr em banheiro para cadeirante?

    1. Olá, Luanda! Sim, pode usar porta de correr no banheiro para cadeirante, mas nesse caso é importante que seja uma porta de material leve, para ser empurrado com facilidade. Além disso, o ideal é que a porta de correr não tenha trilho no chão. Ou seja, o trilho ficaria na parte de cima da porta, e a porta tem uma bolinha na parte de baixo para poder correr direto o chão. É o sistema chamado de “pino guia”. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *