MÓVEIS E ACESSÓRIOS INFANTIS

Para escolher os móveis e acessórios infantis é bom ter em mente o ambiente como um todo, pois o aspecto colorido é bom para criar sensação alegre, mas se não for usado com critério pode deixar a decoração poluída e caótica.

Efeitos da decoração infantil

Os móveis e acessórios infantis costumam puxar para dois lados diferentes: Ou são divertidos ou são meigos. Isso normalmente é definido pela intensidade das cores utilizadas, que podem ser mais chamativas ou mais suaves, além das características dos desenhos, bonecos e acessórios, que podem ser mais delicados ou ter linhas mais definidas e geométricas.

mesa-infantil-kidsClique para ver os móveis da imagem na loja.

Quartos infantis temáticos

Se a intenção for criar um quarto com tema específico, podem ser usadas cores específicas, que criam uma ambientação mais suave e delicada, como uma cor pastel, ou então mais alegre e chamativa, como cores mais intensas.  Também podem ser usados móveis e acessórios temáticos, como camas de carrinho ou de princesa, por exemplo, ou de personagens específicos. Mas se a ideia for fazer um quarto infantil neutro, sem temas ou características específicas, podem ser usadas cores misturadas e móveis sem temas definidos. (Ver também: “Quartos Infantis Temáticos“).

quartos tematicos - legoImagem: Adela Parvu

A mistura de cores nos quartos infantis

Os acessórios costumam ser de cores bem variadas, e se misturam com os brinquedos em uma composição de cores bem chamativas. Por isso, se a quantidade de acessórios e brinquedos expostos for muito grande, é interessante usar cores mais neutras e suaves nas paredes e no mobiliário de maneira geral. Isso organiza o espaço e também realça as cores dos acessórios, que ficam mais valorizados.

Quartos infantis transformáveis

Uma característica bem conveniente em quartos infantis é a versatilidade, com elementos que possam se transformar ao longo dos anos para se adaptar ao crescimento da criança.

cama-infantil-abraco-de-ursoCama transformável – Clique para ver na loja.

Sendo assim, é interessante usar móveis transformáveis, como berços multifuncionais que se transformam em camas ou camas baixas que viram camas altas, por exemplo. Além disso, se a intenção for evitar grandes mudanças no futuro, é melhor usar cores neutras nas paredes, que possam ser mantidas por mais tempo, e deixar as características mais tipicamente infantis nos acessórios e brinquedos, que são mais fáceis de serem substituídos.

cama-com-escrivaninha-bella-lunaCama infantil com cabana e escrivaninha – Clique para ver na loja.

Acessórios infantis divertidos e educativos

Para unir o útil ao agradável, uma boa pedida é usar acessórios que sejam necessários e funcionais, mas ao mesmo tempo possam ser usados como brinquedos, como um abajur com números removíveis, que além de iluminar também diverte e ensinar a contar.

abajur-infantil-aprendendo-a-contarAbajur infantil educativo – Clique para ver na loja.

Paredes revestidas com tinta lousa ou tinta ímã são, por esse mesmo motivo, boas opções de revestimento, já que transformam as paredes em grandes painéis de entretenimento. (Ver também: “Paredes de lousa” e “Como usar ímãs na decoração“)

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *