PAREDES DE LOUSA

As paredes de lousa são uma boa opção para gerar irreverência e versatilidade nos ambientes, já que as informações que colocamos sobre elas, como desenhos ou anotações, podem ser alteradas com facilidade, ou até mesmo removidas totalmente.

COMO FAZER UMA PAREDE-LOUSA

Existem duas formas de criar uma lousa na parede ou até mesmo nos móveis, a primeira é através de um painel formicado com acabamento de lousa e outra é através de tinta. A primeira opção é melhor para o revestimento de móveis, e a segunda é melhor para paredes, porque é mais econômica e dá mais liberdade de tamanhos e formas, além de não ficar com emendas no meio.

parede lousa 7-remodelistaImagem: Remodelista

A aplicação da tinta-lousa na parede segue os mesmos procedimentos de uma tinta comum, precisando apenas de uma parede lisa para ser utilizada.

parede lousa 8-style filesImagem: The Style Files

A tinta pode ser comprada pronta, ou então pode ser feita artesanalmente, em casa mesmo, usando basicamente cola e rejunte de azulejos. Veja como no vídeo abaixo:

CORES DA TINTA-LOUSA

A tinta lousa é na verdade qualquer tinta esmalte fosca, e poderia ser usada basicamente qualquer cor, mas como a cor do giz é clara, são usadas normalmente cores escuras para que ele apareça, como o preto e o “cinza-escolar”, que é aquele verde bem escuro igual ao das lousas da escola. Essas são as cores que ficam com aparência de lousa mesmo, e, entre as duas, é melhor optar pela tinta preta quando existirem muitas informações e cores diferentes dentro do ambiente.

parede lousa 9-casa e jardimImagem: Casa e Jardim

Se não for importante que o giz fique muito realçado, é possível usar as outras cores variadas também, dando preferência para as mais fortes ou escuras, que ainda fazem um pouco de contraste com o giz branco, pelo menos.

UTILIDADES DA PAREDE-LOUSA

Em qualquer ambiente a parede-lousa cria um efeito diferenciado, podendo ter desenhos ou mensagens de qualquer tipo, funcionando então como quadros transformáveis, mas em alguns ambientes ela pode ter funções bem específicas.

parede lousa 5-benjamin mooreImagem: Benjamin Moore

A lousa é muito útil, por exemplo, como quadro de anotações e listas de afazeres no escritório e receitas ou produtos que estão precisando ser comprados na cozinha.

parede lousa 6-ikea family live magazineImagem: Ikea Family Live Magazine

Outra utilização muito comum é nos quartos infantis, pois o simples ato de desenhar e apagar se torna uma brincadeira que pode entreter a criançada por horas.

Imagem de capa: Homedit

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “PAREDES DE LOUSA”

  1. Olá, estou afim de pintar uma das paredes do meu quarto com esmalte sintético preto fosco e utilizá-la como “lousa” para anotações, especialmente na região onde está a escrivaninha que também é preta. Gostaria de saber qual cor seria bacana para as três demais paredes e o teto. Lembrando que os móveis são branco com detalhes em marrom bem escuro, remetendo a um tom quase preto.
    Muito obrigado dês de já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *