MÓVEIS TRANSFORMÁVEIS – QUANDO USAR E QUANDO NÃO USAR

Os móveis transformáveis podem ser uma boa solução para pequenos espaços. Mas nem sempre.

Vantagens dos móveis transformáveis

A vantagem dos móveis transformáveis é a possibilidade de usar a mesma peça ou o mesmo espaço para várias funções. Ou seja, um móvel que em um momento é usado de um jeito, adquire outra forma e então serve para outra finalidade. Como um sofá-cama, por exemplo. Ou então pode ser também uma peça que fica desmontada quando não está em uso, como uma mesa dobrável de parede.

Nos dois casos, a área onde fica o móvel acaba tendo mais de uma função, ou seja, pode servir para atividades diferentes em cada momento. Por isso o móvel transformável pode realmente economizar espaço.

Quando usar móveis transformáveis

Embora sua dupla função ou possibilidade de liberar espaço seja muito conveniente para otimizar o uso do espaço, algumas situações dificultam o uso de móveis que se transformam.

Veja a mesa de centro articulada na loja.
– Móveis que precisam mudar de função muitas vezes

Em alguns casos as duas funções do móvel ou do espaço se alternam com muita frequência. Sendo assim, acaba sendo necessário alterar a forma da peça constantemente, o que pode não ser muito prático, dependendo do sistema utilizado.

Em um quarto, sala ou quitinete onde um sofá-cama pode ficar como cama quase o tempo todo, e se transformar em sofá só de vez em quando, em caso de visitas esporádicas, por exemplo, ele pode funcionar sem problemas. Mas se for importante usar o sofá todo dia e a cama toda noite, já não fica tão funcional.

Sendo assim, o critério para utilização de móveis transformáveis deve ser a frequência da sua transformação, junto com a facilidade com que ele é transformado. Se ele for extremamente fácil de se transformar, serve para qualquer situação. Mas se exigir um pouco mais de esforço e tempo, o ideal é que seja usado só para casos em que a transformação seja um evento esporádico, e não diário por exemplo.

– Custo do móvel transformável

Outra questão importante na hora de optar por móveis transformáveis é seu preço. Ao contrário do que se imagina, ele não é sempre um móvel caro. Essa ideia existe em função de modelos com sistemas mais complexos, ou então pelo fato de que vários móveis transformáveis são importados.

Mas existem também móveis mais econômicos e que são também transformáveis. São normalmente peças com menos ferragens, sistemas mais simples de transformação. Mas não necessariamente menos eficientes. Nesses casos o custo não se torna um fator impeditivo, mesmo se for preciso economizar. Mas nos casos em que o custo é muito alto, só vale a pena se o valor não for um problema ou então se não houver outra solução.

Exemplos de móveis transformáveis

Veja vários exemplos de móveis transformáveis nos seguintes posts aqui do site:

Outras soluções para pequenos espaços

Em alternativa aos móveis transformáveis, caso eles não sejam a melhor opção, existem outras soluções para pequenos espaços. Uma delas é usar móveis compactos, com um bom aproveitamento da área e otimização da circulação. Outra solução muito eficiente são os móveis multifuncionais, que não precisam de nenhuma alteração para ter mais de uma função. Podem ser camas com gavetas, que servem como cama e armário ao mesmo tempo, pufes com baú, ou até mesmo bancadas que servem tanto para a cozinha quanto como escrivaninha, por exemplo.

Veja alguns exemplos de móveis multifuncionais ou para pequenos espaços nos seguintes posts:

Ou, se preferir, veja aqui todas as dicas do site para pequenos espaços.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *