ENTENDA OS NOMES DOS DESENHOS DE ARQUITETURA

Todos sabem que um projeto de arquitetura tem vários desenhos, que mostram as medidas e os detalhes da construção. Mas os nomes desses desenhos são conhecidos normalmente apenas para os arquitetos.

Os desenhos de arquitetura e seus nomes

Alguns termos são comuns, como “planta”, por exemplo, que significa um pavimento visto de cima. Mas mesmo assim, existem vários tipos de planta, com nomes diferentes. E outros termos, como “fachada”, por exemplo, são mais usados na informalidade do que em projetos profissionais.

Veja então o que significam cada um dos seguintes nomes de desenhos arquitetônicos, além da utilidade de cada um deles:

Implantação

Implantação é o nome dado ao desenho que mostra o posicionamento da construção no terreno, ou seja, onde a construção será implantada. Esse desenho deve detalhar onde começa e termina cada piso externo, e também os limites da área construída e seu afastamento em relação aos limites do terreno, também conhecidos como “recuos”.

Planta de Cobertura

Entre os vários tipo de planta existentes, a planta de cobertura é a que mostra, como diz o nome, a cobertura da construção. É, portanto, a vista de cima da casa, de seu telhado ou de lajes planas, seja o que for que estiver na parte de cima de casa. Esse desenho é importante porque mostra a taxa de ocupação do solo, ou seja, quanto do terreno está ocupado por partes cobertas da casa e quanto está descoberto. E também é importante para executar a cobertura.

Planta de Layout

Outro tipo de planta é a planta de layout, que mostra os ambientes mobiliados da construção, além da divisão interna dos ambientes. É um desenho importante para mostrar a funcionalidade da casa, com seus diversos usos. E também serve para mostrar a localização aproximada de alguns pontos de hidráulica, por exemplo, já que mostra também onde ficarão as pias, chuveiros e vasos sanitários. E é a planta a ser utilizada quando for para pensar em iluminação, pois os pontos das luminárias e a quantidade de lâmpadas deve ser planejada de acordo com a posição dos móveis.

Planta com cotas

A planta com cotas é aquela que mostra, ao invés dos móveis, as medidas das paredes. É uma planta apenas com paredes, portas e janelas, ou seja, a parte fixa da construção, com as cotas de medidas, por isso esse nome. É uma planta também essencial para a hora de construir.

Elevações

As elevações são o nome técnico das famosas “fachadas”. Outro nome que pode se dar a ela informalmente é de “vista”. Às vezes acontece até uma mistura dos dois nomes informais, como “vista da fachada”, se referindo à parte da frente da casa. Mas o termo usado nos desenhos de arquitetura mesmo é “elevação”, que pode ser a elevação frontal, lateral ou dos fundos da construção. É sempre a construção vista de todos os lados, pelo lado de fora. As elevações são importantes para entender bem o projeto no sentido vertical, e perceber melhor sua forma, mesmo sendo um desenho bidimensional (que não é 3D).

Cortes

Os cortes são como as elevações, pois mostram a construção na vertical. Mas nesse caso ela é vista por dentro, como se fosse passada uma faca em alguma parte da construção, de cima para baixo, e então se olhasse para o que sobrou. Por isso é uma boa forma de ver todas as alturas dos ambientes, as escadas, os desníveis, e também a inclinação do terreno, se houver.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *