UM BANHEIRO COM TAMANHO DE LAVABO

Em um outro post aqui do site, com dicas para projetar um banheiro quadrado, já foi dito que as menores medidas para um banheiro quadrado confortável são de aproximadamente 2m x 1,70m. Essa é a situação ideal, para um banheiro bem confortável. Mas com medidas menores, ainda é possível resolver, embora sejam banheiros bem compactos e que precisam de soluções especiais.

Soluções no banheiro com tamanho de lavabo

O banheiro abaixo, por exemplo, foi planejado para um espaço de apenas 1,15m x 1,35m, que seria ideal para um lavabo apenas, ou então para um box bastante espaçoso. Mas para isso alguns cuidados precisaram ser tomados.

– Box integrado com a pia

O tamanho do box em um banheiro dessas dimensões não tem como ser o ideal, que seria de 90cm em cada lado. As dimensões para fazê-lo caber no minúsculo espaço são de 75cm em cada lateral. E sem vidros nas laterais, para não usar nem alguns preciosos centímetros a mais. No entanto, para manter a sensação de espaço, o box fica integrado com a área sobre a pia, mantendo então uma boa área livre para movimentar os braços.

banheiro com tamanho de lavabo

Para que essa solução fosse possível, não foi feito nenhum gabinete de madeira sob a bancada, e sim uma lateral fechada, que pode ficar em contato com a água do chuveiro. E ao abrir a cortina do chuveiro, quando ele estiver com o piso seco, a pia pode ser usada na lateral maior, que seria o box, ou até mesmo na diagonal. Isso também aumenta a sensação de espaço, pois não limita demais a movimentação. O mesmo espaço, então, foi usado para diferentes funções em diferentes momentos, otimizando assim a pequena metragem disponível.

banheiro com tamanho de lavabo

– Torneira na diagonal

Com uma bancada tão pequena, de menos de 40 cm da ponta até a parede, só podia ser usada uma cuba de até 35cm, que é uma cuba pequena. E mesmo assim, para ela caber, a torneira precisa ficar na diagonal ou então na parede.

– Porta camarão

A porta de entrada do banheiro não pode ser uma porta comum. Isso porque ela ocupa muito espaço ao abrir, fazendo com que a pessoa que está do lado de dentro não tenha para onde ir, nesse caso. Além disso, ela poderia bater no vaso sanitário. Por isso o projeto prevê o uso de uma porta camarão, que é a que se dobra uma vez no meio, ou então de uma porta sanfonada. E se existir espaço no lado de fora da parede, também pode ser colocada uma porta de correr.

banheiro com tamanho de lavabo

– Vaso sanitário com válvula na parede

Uma bacia com caixa acoplada simplesmente não saberia nesse espaço. Por isso foi usado um vaso com a válvula de descarga na parede, mais antigo porém ainda necessário em situações como essa. (Ver também: “Vaso com Caixa Acoplada ou com Descarga na Parede?“)

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *