OPÇÕES DE BANCADA BRANCA PARA COZINHA

A bancada branca é muito cobiçada pelo seu visual leve e clean. Mas existem muitas opções diferentes, com características diferentes.

E na hora de colocar uma bancada branca na cozinha, especificamente, que é um lugar de muito uso da bancada, vem aquela dúvida sobre possíveis manchas.

Bancada branca mancha?

Realmente, algumas bancadas brancas ficam com marcas de umidade bem perceptíveis. Basta colocar um copo molhado sobre ela, por exemplo. Mas isso acontece quando a bancada é de material natural e poroso, ou seja, sem polimento ou impermeabilização. E muitas dessas marcas somem quando o local seca.

No entanto, para cozinhas o ideal é usar bancadas mais resistentes, inclusive porque ela costuma estar frequentemente molhada, e também tem contato com alimentos ou bebidas que podem deixar manchas que não saem, como vinho por exemplo.

As bancadas naturais são então as menos indicadas, ou precisam, para funcionar, receber impermeabilização a cada 6 meses, aproximadamente, com material hidrofugante, ou seja, que repele a água.

Opções de bancada branca

Veja então algumas opções de bancada branca e quais suas características:

Bancadas brancas de pedras naturais:

– Granito branco
granito branco

Por ser uma pedra natural, o granito branco pode ficar com manchas ou marcas de umidade dependendo do acabamento, principalmente os que não forem polidos. Então, para ser usado na cozinha, é bom receber impermeabilização de tempo em tempos. Com esses cuidados ele é uma boa opção para cozinhas, pois é resistente a choques e altas temperaturas e tem preço menor do que as outras opções de bancadas brancas. Mas ele nunca é totalmente branco, pois a pedra tem sempre pequenos pontos granulados naturais do material, que são de outras cores. Alguns tipos de granito branco são o Siena, o Itaúnas, que têm um visual um pouco mais leve, ou o branco Dallas e o branco Ceará, por exemplo, que têm pontos pretos mais marcados na preta.

– Mármore branco
mármore branco

O mármore também é uma pedra natural, com veios e linhas ao invés de pontos granulados como o granito. Porém o mármore natural é um material com ainda mais porosidade do que o granito, por isso mancha bastante, e baixa resistência a choques. Então não é ideal para bancadas de cozinhas. Os mármores brancos, como o carrara, por exemplo, são portanto mais indicados para bancadas de banheiro. Se a intenção for ter o visual do mármore na cozinha, existe a opção de usar outros materiais que têm a opção de ter apenas a aparência do mármore, porém com mais resistência.

Bancadas brancas sintéticas ou industrializadas:

– Marmoglass, Nanoglass e Super Nano

À base de pó de mármore e vidro, o Marmoglass branco tem uma certa resistência a riscos, calor, manchas e choques. Mas durante sua execução podem surgir algumas bolhas no material, que ficam visíveis. Então surgiu também o Nanoglass, que é muito parecido com o marmoglass mas envolve também nanotecnologia. Com isso ele fica sem as bolhas do marmoglass, portanto tem um visual mais homogêneo. Além disso, é mais resistente. O nanoglass só existe na cor branca, enquanto o marmoglass existe em várias opções de cor além do branco.

Já o Super Nano é uma evolução ainda maior desses materiais, com menos resina do que os anteriores. Então sua resistência é ainda maior, principalmente em relação a manchas e calor.

– Resina branca

Quando a bancada é feita inteiramente de resina epóxi, ela fica com menos resistência a riscos, altas temperaturas e raios UV. Mas é mais econômica, tem bastante brilho e pode ser feita com diversas cores e desenhos, inclusive totalmente branca. E a bancada pode ser toda de epóxi ou então a resina pode cobrir uma bancada existente.

– Quartzo branco
bancada branca - quartzo

As bancadas de quarto ficaram conhecidas por uma das marcas que fazem bancadas desse material, a Silestone. Mas existem também várias outras marcas de bancadas de quartzo. Elas podem ser totalmente lisas ou ter pequenos pontinhos brilhantes, e podem ainda imitar mármore. Mas de qualquer jeito têm um visual bem discreto.

bancada branca- efeito marmore

As bancadas brancas de quartzo são bastante resistentes, inclusive a manchas, porque embora o quartzo seja também uma pedra natural, as bancadas recebem também resinas sintéticas que conferem impermeabilidade ao material. Por isso elas são consideradas bancadas sintéticas ou industrializadas, e funcionam muito bem em cozinhas.

O único porém das bancadas de quartzo é que, pela presença de resinas, elas podem amarelar com raios UV. Então não são a melhor opção para áreas descobertas ou cozinhas que peguem muito sol. Outra consequência da presença de resinas é que não é ideal colocar panelas muito quentes diretamente sobre a bancada, pelo menos não frequentemente. Para evitar isso, é só usar um apoiador. Mas é importante atentar para o fato de que a resina pode estar presente nas bancadas de quartzo em maior ou menor quantidade, então essa resistência também varia. Em geral, quanto menor o preço, maior a quantidade de resina, e portanto menor a resistência a raios UV e altas temperaturas. (Saiba mais sobre as bancadas de quartzo aqui).

– Corian
bancada branca cozinha - corian

O corian é um material bastante resistente e principalmente muito maleável, permitindo assim a criação de formas de qualquer tipo, inclusive formas curvas. Por isso as cubas esculpidas em corian podem ter também cantos mais curvos, facilitando a limpeza e impedindo o acúmulo de sujeira. Graças a essa maleabilidade ele fica também totalmente sem emendas na peça, e pode ainda ser semi translúcido, para embutir iluminação na bancada, ou ter espessura mais fina. É portanto, a opção mais versátil de bancada branca, e também uma das mais resistentes em todos os aspectos. E também uma das mais caras.

– Dekton branco

Bancada feita com alta tecnologia que mistura vários materiais, é extremamente resistente a manchas, riscos, temperatura, choque, desbotamento. Assim como o corian, é uma das bancadas brancas de maior qualidade e durabilidade, e também com preço bastante alto.

– Porcelanato branco

As bancadas de porcelanato são feitas do mesmo material que se coloca no piso e nas paredes, que é basicamente uma cerâmica, mas em forma de bancada, com peças maiores sobre uma estrutura metálica.

Elas têm a resistência e benefícios gerais das bancadas sintéticas, inclusive a resistência a manchas. Mas por um preço menor, embora seja caro do que algumas pedras naturais ou outros materiais mais simples. E precisa ser feito com cuidado para ficar bem acabado e também resistente a rachaduras, por exemplo.

Mas quando bem feita a bancada de porcelanato é uma boa opção para cozinhas. E ela tem várias opções de visual, inclusive totalmente branca, ou imitando outros materiais como mármore por exemplo. (Saiba mais sobre as bancadas de porcelanato aqui).

Cimento Queimado branco

As bancadas de cimento branco são feitas com cimento branco e pó de mármore. São bastante econômicas e resistentes, exceto a pequenas marcas de umidade, já que são porosas. E seu visual é mais rústico do que as outras bancadas brancas. Por isso é uma boa opção apenas se esse for o efeito que se deseja.

Diferença de preço entre as bancadas brancas

O cimento branco é a alternativa mais em conta de bancada branca, seguida pelas bancadas de resina. Os granitos brancos são um pouco mais caros do que as resinas, e o porcelanato branco vem em seguida, com valor um pouco mais elevado do que o granito.

O marmoglass e o quartzo são um pouco mais caros do que o porcelanato, com valor similar entre si. Na sequência vem o Nanoglass, depois o Super Nano. E o Corian e o Dekton são as bancadas brancas mais caras, pelo menos até o momento (fev/2021). A ordem desses materiais em relação ao preço, do mais barato para o mais caro, seria então assim:

  1. Cimento branco
  2. Resina branca
  3. Granito branco
  4. Porcelanato branco
  5. Marmoglass e quartzo
  6. Nanoglass
  7. Super Nano
  8. Corian e Dekton

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *