PAREDES DE PLACA CIMENTÍCIA AO INVÉS DE TIJOLOS

A placa cimentícia é uma alternativa ao tijolo comum na hora de fazer paredes. Uma alternativa com várias vantagens em relação ao tijolo.

Como são as paredes de placa cimentícia

As placas cimentícias são, como diz o nome, grandes placas feitas de cimento e alguns agregados. Assim como no gesso acartonado, também conhecido como drywall, essas placas são agrupadas como sanduíche, com perfis metálicos no meio. Isso cria as paredes. Portanto, as placas cimentícias são como se fosse um drywall, mas com cimento ao invés de gesso.

placa cimentícia para steel frame
Clique para ver placas cimentícias na loja.

E, assim como o drywall ou como os tijolos comuns, elas também não são estruturais. Ou seja, são usadas para fechamento, e não para sustentar o piso de cima ou o telhado. Mas funcionam bem com vários tipos de estrutura, desde a alvenaria convencional, com pilares e vigas de concreto, até sistemas estruturais como o steel frame. Também podem ser usadas junto com estruturas de madeira ou com blocos estruturais de concreto ou solo-cimento. (Ver também: “Casa Moderna de Steel Frame“, “Sistema Construtivo Wood Frame” e “Sistema Construtivo de Tijolo Ecológico“.

Vantagens da placa cimentícia

As vantagens do uso de placas cimentícias são as mesmas que usar gesso acartonado. Com uma vantagem a mais, que é o fato das placas cimentícias poderem ser usadas também em áreas externas, não no nas internas. As outras principais vantagens são:

  • Redução da sujeira da obra
  • Maior rapidez e facilidade na execução da obra do que os tijolos, por serem mais leves e ocuparem áreas maiores com menos peças
  • Boa durabilidade, estabilidade e resistência à umidade
  • Redução da espessura das paredes em relação às paredes de tijolos cerâmicos
parede de placas cimentícias
Imagem: Sul Módulos – Fornecedora de placas cimentícias

Instalação das placas cimentícias

A instalação de pacas cimentícias deve ser feita por profissionais especializados, que entendam desse material. Isso porque é um serviço que deve ser feito com cuidado, prestando atenção aos alinhamentos. Mas é uma execução limpa, rápida e econômica.

Basicamente, o sistema é composto por perfis de aço galvanizado (guias e montantes) que são fixados com uso de parafusos específicos. As placas cimentícias são acopladas sobre a estrutura, também utilizando parafusos próprios. E cada painel precisa ficar a cerca de 3 a 5mm de distância um do outro.

placa cimentícia - instalação
Imagem: Sul Módulos – Fornecedora de placas cimentícias

Também é importante verificar as especificações técnicas da placa cimentícia de cada fornecedor antes mesmo de fazer o projeto da construção. Isso acontece porque cada um tem tamanhos específicos, que funcionam então como uma modulação na hora de determinar as medidas dos ambientes.

Imagem de capa: Sul Módulos

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *