CUBA DE COZINHA DE SOBREPOR OU EMBUTIR

A hora de escolher a cuba de cozinha sempre pode gerar dúvidas, graças à grande quantidade de opções. Uma delas é sobre o tipo de instalação da cuba, que pode ser de sobrepor ou de embutir.

Tipos de cuba de cozinha

As cubas de cozinha podem variar em relação ao tamanho, à forma, ao material, a presença ou não de furo para a torneira. Também variam os acessórios que cada cuba pode ter. Veja mais sobre todas essas opções nesse link aqui, que fala sobre os vários tipos de cuba para cozinha.

E além disso tudo, existem também dois tipos de instalação da cuba de cozinha: O sistema de embutir ou o sistema de sobrepor. E cada cuba já vem com o formato certo para ser instalada de um desses dois jeitos.

Existe também um tipo de cuba de cozinha que fica com a frente para fora da bancada, a cuba de fazenda ou “farm sink”. Essa é uma opção bem diferenciada, tanto no visual quanto no preço. Mas aqui nesse post vamos só comparar os modelos de embutir e de sobrepor.

Cubas de embutir ou cubas de sobrepor

A cuba de embutir é a mais tradicional, por isso mais facilmente encontrada, e com muitas opções. Ela tem esse nome porque fica toda embutida dentro da pedra. Na verdade, fica colada debaixo dela.

cuba de cozinha de embutir
Clique aqui para ver cubas de embutir para cozinha na loja.

Já a cuba de sobrepor fica com uma borda aparente, apoiada sobre a bancada. Por isso ela é mais fácil de ser instalada, e não tem nenhuma chance de cair. A cuba embutida, por outro lado, não é de cair facilmente, mas para isso precisa ser bem instalada.

cuba de sobrepor para cozinha
Clique aqui para ver cubas de sobrepor para cozinha na loja.

Em relação à manutenção, a cuba de embutir é considerada como mais fácil de limpar. Isso porque na cuba de sobrepor as bordas podem acumular umidade ou alimentos, por isso precisam ser sempre limpas. Porém mesmo as de embutir precisam de algum cuidado de limpeza também, na junção com a bancada. Ela só fica com essa parte menos aparente, é essa a única diferença.

Mais uma diferença é o visual. As cubas de embutir ficam mais discretas, enquanto as de sobrepor ficam um pouco mais chamativas. Portanto a escolha depende do efeito pretendido. E também do quanto se pretende investir, já que as cubas de cozinha do tipo de sobrepor costumam ter preços mais altos.

Como instalar a cuba de embutir

A cuba de embutir deve ser colada sob a bancada com massa plástica (ou cola selante). A cola é aplicada com uma bisnaga na parte superior da borda, e a cuba fica apoiada em escoras de madeira até secar. Após a secagem dessa primeira camada, é bom aplicar uma segunda camada de massa plástica na parte de fora da cuba, onde ela fica encostada na bancada. E as escoras só são retiradas quando essa segunda camada de cola estiver seca também. Em seguida são instalados a válvula e o sifão, além das torneiras.

Como instalar a cuba de sobrepor

A instalação da cuba de sobrepor é mais fácil do que a da cuba de embutir. Isso porque ela não precisa ficar apoiada em calços de madeira enquanto seca. E também pode ser colada na bancada só com uma única camada de silicone ou de massa plástica (cola selante), aplicada com uma bisnaga na parte de baixo da borda. Ela é somente apoiada na bancada, e já pode ser usada após a massa plástica ou silicone secar. Em seguida são instalados a válvula e o sifão, além das torneiras.

Onde comprar cubas de cozinha

Para ver todos os modelos de cuba de cozinha de embutir, clique aqui. E para ver as cubas de cozinha de sobrepor, clique aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *