POUSADA FLUTUANTE NO BRASIL

Conheça a pousada flutuante localizada na Amazônia, a primeira desse tipo no Brasil. (Ver também: “Casa Sustentável que Flutua na Água“)

Sobre as construções flutuantes

As construções flutuantes, ou seja, que flutuam sobre a água, são comuns em alguns países europeus. Na Holanda, por exemplo, devido à falta de espaço em terra, casas modernas e bem planejadas começaram a ser feitas sobre as águas. Elas podem se locomover ou ficar paradas, e têm sistema de esgoto tratado. Na verdade deveriam sempre ter, porque aqui no Brasil a realidade é um pouco diferente.

No Brasil, as casas flutuantes costumam ter outro perfil, associado à falta de renda suficiente para comprar um terreno. Por isso várias casas flutuantes, presentes em geral em áreas de rios e especialmente na Amazônia, são irregulares, embora exista uma legislação para aprovar esse tipo de construção. Isso significa, em outras palavras, que o sistema de esgoto dessas casas muitas vezes não é tratado, sendo despejado diretamente nas águas. Além disso, muitas vezes o lixo fica espalhado ao redor das casas.

A pousada flutuante

Na pousada flutuante feita na Amazônia, chamada Uacari ou Uakari Lodge, a situação é diferente. Lá tudo foi feito de maneira regular e sustentável.

Objetivo da pousada flutuante

A pousada flutuante considera como sua missão apoiar a conservação ao mesmo tempo que gera renda para a comunidade local. A intenção é ser o melhor exemplo de ecoturismo na Amazônia. Por isso o objetivo do projeto foi causar o mínimo de impacto ambiental.

Imagem: Pousada Uacari
Por que flutuante

A pousada é flutuante justamente para não ter nenhum impacto sobre o solo. Ela não precisou de nenhuma movimentação de terra para ser feita, nem da retirada de qualquer tipo de vegetação.

pousada flutuante no Brasil
Imagem: Uakari Lodge
Tratamento do esgoto

Se a pousada tivesse seu esgoto jogado diretamente jogado nas águas, como as construções flutuantes irregulares, ela não seria nada sustentável. Mas, ao contrário disso, ela tem um sistema de esgoto tratado. Ou seja, o esgoto vai para um reservatório e passa por um filtro antes de cair na água. Com isso as impurezas são retiradas, e o esgoto deixa de causar doenças ou ter impacto negativo sobre o meio ambiente.

Características sustentáveis

Outras características sustentáveis da pousada, além da ausência de impacto no solo, são:

  • Estrutura flutuante feita em moldes sustentáveis;
  • Energia de origem solar;
  • Coleta e uso da água das chuvas, com tratamento antes de lançar a água de volta ao rio;
  • Telhas ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet.
Imagem: Pousada Uacari
Outras características do projeto

A pousada flutuante é composta por cinco bangalôs com duas suítes cada. Cada suíte possui uma varanda de frente para o rio, com vista para a floresta, totalizando dez quartos com capacidade para 24 hóspedes. A pousada possui um flutuante central composto por um pequeno deck com uma área de descanso, cozinha, restaurante, bar, sala de vídeo e biblioteca.

Imagem: Pousada Uacari
Onde fica a Pousada Uacari ou Uakari Lodge

A pousada flutua sobre o rio localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que é uma unidade de conservação estadual com uma extensão de 1.124.000 hectares, situada entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná. Essa é a maior área de mata de várzea protegida do mundo.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *