PISCINAS DE AREIA – O QUE SÃO, VANTAGENS E CUSTOS

Piscinas de areia têm se tornado cada vez mais comuns não só em resorts como em casas também. Mas ela não é simplesmente um furo no chão com areia em cima. Entenda melhor:

O que são piscinas de areia

Piscinas de areia têm realmente areia na sua composição. Mas ao contrário do que se pode pensar, não são exatamente piscinas naturais, nem são feitas com areia simples, jogada e solta como se fosse uma praia de verdade.

piscinas de areia
Imagem: Piscinas de Areia

Para fazer uma piscina de areia é preciso fazer o buraco no solo, depois colocar ferragens, que são como uma grelha metálica. Assim ela fica firme, e pronta para receber os equipamentos que forem necessários, como bombas e fiações por exemplo. Em seguida é feita a impermeabilização, e por último o revestimento.

piscina de areia
Imagem: Piscinas de Areia

É nesse revestimento que entra a areia, misturada com aditivos que a deixam compactada e bem aderida à superfície. Na parte interna da piscina os aditivos são cimentícios, enquanto na parte externa são resinados, para ficar mais elástica e com isso aguentar bem as mudanças de temperatura, que geram pequenas movimentações no piso. Dessa forma o piso não fica com trincas e rachaduras.

Vantagens das piscinas de areia

As vantagens de usar piscinas são várias. Para começar, tem o apelo visual, que é o aspecto de praia que ela tem. Principalmente quando são feitas formas arredondadas e irregulares. Mas não é só isso. Outras vantagens das piscinas de areia são:

  • Ausência de rejuntes, pois é um piso monolítico. Sendo assim, a limpeza fica bem mais fácil, já que as sujeiras não se acumulam como costuma acontecer nos rejuntes, que precisam ser sempre limpos.
  • Boa temperatura, que não aquece demais mesmo em contato direto com a luz do sol. Assim o piso de areia fica agradável o tempo todo.
  • São antiderrapantes, o que é essencial principalmente para a parte em volta da piscina.
  • Versatilidade, pois pode ter qualquer forma e diversos acessórios.
  • Possibilidade de fazer pequenas rampas de acesso ao invés de degraus ou de usar escadinhas. Isso deixa a piscina diferenciada, além de ser mais seguro para casas com crianças ou cães, que podem assim sair da água com mais facilidade, ou deixar de cair dentro da parte funda. Mas também podem ser feitos degraus comuns se quiser.
piscina de areia
Imagem: Piscinas de Areia

Quanto custa uma piscina de areia

O custo de uma piscina de areia é mais ou menos equivalente ao de uma piscina boa de alvenaria. Ou seja, é mais cara do que uma de vinil ou de fibra, mas não chega a ser muito mais cara do que muitas piscinas “comuns”, feitas em alvenaria.

Mas no final, o que determina se seu preço será mais ou menos caro é na verdade a quantidade de recursos que ela tem, além do tamanho. Se a ideia for ter uma piscina de areia e não gastar uma fortuna, existe a opção de optar por uma piscina de formas simples e de dimensões reduzidas, sem cascatas, bordas infinitas ou outros elementos que a deixem mais cara. Mas se for possível gastar mais, fica legal caprichar especialmente no paisagismo, que pode ter pedras, ilhas e cascatas que se integram à piscina, complementando seu visual de praia.

E o custo varia também de acordo com a empresa contratada para fazer o serviço, que precisa ser uma empresa especializada, como a empresa Piscinas de Areia, que faz piscinas em todo o Brasil.

Imagens: Piscinas de Areia

Ajude o site

Veja também:

7 comentários em “PISCINAS DE AREIA – O QUE SÃO, VANTAGENS E CUSTOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *