A VERSATILIDADE DOS PISOS VINÍLICOS

Os pisos vinílicos existem há bastante tempo mas recentemente têm sido mais procurados, em função de suas diversas vantagens associadas a um valor não necessariamente alto. A diferença de preço entre os modelos é grande, e está normalmente associada à maior qualidade de cada material.

O material de base do piso vinílico é o PVC, e muitas vezes são usados materiais reciclados, o que faz com que muitos se refiram a esse tipo de piso como sendo ecológico.

As características mais marcantes do piso vinílico são a sua textura, de temperatura e consistência confortáveis, e também a sua versatilidade. Ele pode ter aparência de madeira, concreto, mármore, cerâmica, ou então ser totalmente liso, permitindo inclusive a criação de composições e desenhos. Por sua espessura reduzida (normalmente de 3 ou 4mm), pode ser aplicado até sobre pisos existentes, contanto que eles estejam bem lisos e nivelados.

pisos vinilicos episo Piso vinílico que imita madeira – Imagem: ePiso

Sua textura é confortável porque evita a frieza das cerâmicas e pedras ou o ruído ao caminhar dos laminados de madeira. E a ausência de juntas faz com que o piso vinílico seja também uma boa opção para criar sensação de espaço em ambientes pequenos. (Ver também: “Como Ampliar Pequenos Espaços“).

O piso vinílico é resistente em termos de durabilidade e manchas, porém é importante ter cuidado para não danificar as peças usando móveis muito pontiagudos ou arrastando a mobília sobre o piso, especialmente quando for usado o piso vinílico maleável.

É recomendado para áreas internas, com exceção de banheiros ou outra área que fique em contato direto com a água. Os formatos e formas de instalação também são variados, incluindo placas rígidas ou mantas maleáveis, sendo possível inclusive usar pisos vinílicos que dispensem o uso de cola, como o Ecoclick, da ePiso, e que possam portanto ser levados de um local a outro, eventualmente, sem danificar as peças ou o contrapiso. E de maneira geral, a instalação de qualquer tipo de piso vinílico costuma ser muito prática e simples. (Ver também:  “Deck de madeira removível“)

Imagem de capa: Tarkett

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *