COMO UTILIZAR LUMINÁRIAS PENDENTES

Luminárias pendentes, que são aquelas que ficam penduradas no teto, são o tipo de luminária ideal quando se quer destacar algum móvel ou algum ponto do ambiente, pois elas são chamativas e direcionam a luz para objetos específicos.

Esse direcionamento da luz tende a criar uma ambientação aconchegante, não só porque a luz não fica tão forte como também porque a lâmpada costuma ficar mais escondida, dependendo do modelo e do material da cúpula.

Os fios que suspendem as luminárias costumam ser reguláveis, mas não devem ser deixados com menos de 20cm de extensão, a não ser que a intenção seja quebrar o efeito normalmente gerado pelas pendentes. Se o fio ficar muito pequeno, o resultado será similar ao de um plafon ou luminária de sobrepor.

pendente-startec-track-americanasClique para ver a luminária pendente na loja.

Quando está sobre uma mesa ou bancada, a luminária pendente deve ficar aproximadamente entre 70cm e 1 metro de distância da superfície, para não ofuscar nem bloquear a vista, e ao mesmo tempo não ficar tão alta que nem pareça que faz composição com o móvel. Se estiver no centro de um ambiente ou na passagem, a altura mínima é de aproximadamente 2 metros, para não ficar no meio do caminho de quem passa, obrigando as pessoas a desviarem. Sobre as mesas de cabeceira, ao lado da cama, os pendentes podem ficar mais baixos, a cerca de 40 ou 50cm do móvel.

luminária strip essenciaClique para ver a luminária da imagem na loja.

Se a ideia for usar várias luminárias no mesmo ambiente, é melhor que elas sejam todas iguais e fiquem no mesmo local, formando uma sequência em linha no corredor ou sobre uma bancada retangular, por exemplo. Modelos diferentes de luminárias pendentes espalhadas pelo ambiente tendem a brigar entre si e tirar o destaque umas das outras. Se não tiver jeito, então o melhor é deixar as peças em alturas diferentes, e escolher modelos que combinem mas também se complementem, como um pendente grande e cheio de detalhes e outros mais lisos e discretos.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “COMO UTILIZAR LUMINÁRIAS PENDENTES”

  1. Uma mesa de jantar de 1,80 x 0,90, posso usar dois pendentes de 45 cm de diâmetro, deixando entre eles uma distância total de 40 cm usando como ponto de referência para a medida, o centro da mesa e considerando 25 cm livres em cada ponta?

    1. Olá, Celia. Sim, está ótima essa medida, pois a distância no meio fica praticamente o dobro da medida das pontas, então fica bem proporcional. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *