ALTURA E TAMANHO IDEAL DO LUSTRE PENDENTE

O lustre ou luminária pendente costuma causar sensação aconchegante nos ambientes, mas para dar certo é preciso respeitar algumas medidas na hora de instalar.

Essas medidas visam o melhor resultado da iluminação e também manter a funcionalidade dos espaços, mantendo o lustre fora da passagem ou da vista das pessoas e ao mesmo tempo garantindo que o seu foco de luz atinja a área ou móvel desejado. Seguir essas medidas também faz com que o visual fique mais proporcional, valorizando tanto o lustre em si quanto o móvel que ele ilumina.

  • Altura ideal do lustre pendente sobre a mesa

medidas lustre pendente 2

Quando o lustre está sobre a mesa, é interessante deixar de 70 a 90cm para que ele não fique interrompendo a vista de quem está sentado e olhando para a outra pessoa na mesa e ao mesmo tempo ficando perto o suficiente para focar a iluminação e criar um efeito aconchegante.

  • Largura ideal do lustre pendente sobre a mesa

medidas lustre pendente 1

O tamanho da mesa interfere no tamanho ideal do lustre a ser colocado sobre ela, para que a mesa não pareça muito pequena nem o lustre muito grande, ou então para não deixar o lustre muito pequeno, e com isso ficar desvalorizado. Um pendente de medida ideal tem cerca de metade do comprimento da mesa, no seu maior sentido, se for uma peça só. Podem também ser duas ou 3 luminárias iguais e menores, pegando quase toda a extensão da mesa.

  • Altura ideal do lustre pendente sobre o criado-mudo

medidas lustre pendente 3

O lustre pendente sobre o criado-mudo ou mesa de cabeceira pode ficar bem perto do móvel, pois não interrompe a visão de ninguém. Quanto mais próximos, mais eles parecem formar um conjunto, integrando as duas peças. E outra vantagem de deixar o foco de luz bem baixo é ofuscar menos a vista de quem está deitado. Uma distância confortável entre a ponta do lustre e a mesa de cabeceira seria entre 30 e 50cm.

  • Altura ideal do lustre pendente sobre os ambientes

Para não se tornar um batedor de cabeças quando está no meio da passagem ou no centro dos ambientes, sem nada embaixo, e também não ficar tão perto do teto a ponto de perder sua característica principal como pendente, o lustre deve ficar a cerca de 2 ou 2,10 metros do chão.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “ALTURA E TAMANHO IDEAL DO LUSTRE PENDENTE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *