LUSTRE PARA SALA DE JANTAR – QUAL ESCOLHER

A luminária pendente, chamada comumente de “lustre”, é muito usada sobre a mesa de jantar. Isso porque o lustre pendente deixa a mesa destacada, cria sensação aconchegante, e não fica no caminho.

Mas entre todos os tipos de lustre para sala de jantar, qual o tamanho e o modelo ideal para cada situação? Confira algumas dicas para ajudar na hora de escolher:

O lustre ideal para cada tipo de mesa

A mesa de jantar pode ser redonda, quadrada ou retangular. Sendo assim, cada forma de lustre fica melhor com uma forma de mesa. Os lustres redondos, quadrados ou com formas verticais ficam melhores em mesas redondas ou quadradas, enquanto lustres lineares (com peças dispostas em linha) ou retangulares ficam melhores em mesas retangulares.

Essa não é uma regra absoluta, pois lustres quadrados, redondos ou verticais também podem ser usados com mesas retangulares. Mas a forma do lustre acaba destacando a forma da mesa quando tem aspecto parecido, e assim a mesa fica valorizada. Então se for usada uma luminária que não tem a forma proporcional à mesa, é interessante fazer pelo menos uma compensação no tamanho. Ou seja, se for usada um pendente redondo sobre uma mesa retangular, por exemplo, ele deve ser de tamanho grande. Assim ele valoriza o tamanho da mesa pelo seu próprio tamanho, ao invés de sua forma.

  • Exemplos de lustres redondos

Lustres redondos têm forma arredondada e largura proporcional à profundidade.

pendente de madeiraClique para ver na loja.

lustre para sala de jantarClique para ver na loja.

  • Exemplos de lustres quadrados

Lustres quadrados são retos e têm largura e profundidade iguais ou parecidas.

lustre para sala de jantarClique para ver na loja.

  • Exemplos de lustres verticais

Lustres verticais têm altura maior do que a largura.

lustre de cristalClique para ver na loja.

  • Exemplos de lustres lineares

Lustres lineares têm vários elementos dispostos ao lado um do outro, alinhados.

Clique para ver na loja.

lustre para sala de jantarClique para ver na loja.

  • Exemplos de lustres retangulares

Como o nome diz, lustres retangulares têm forma retangular. Ou então são os que são mais compridos do que largos, mesmo se tiverem as pontas arredondadas.

lustre pendenteClique para ver na loja.

lustre compridoClique para ver na loja.

O tamanho do lustre

O tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa, para não deixar a mesa parecendo grande ou pequena demais. Em uma mesa retangular com um lustre linear ou retangular, o comprimento do lustre fica proporcional se tiver metade do comprimento da mesa, aproximadamente.

O mesmo vale para a largura de um lustre redondo ou quadrado sobre uma mesa também redonda ou quadrada. Mas essa medida pode ser menor se o pendente for de um modelo mais alto, pois nesse caso ele fica mais imponente pela altura e não pela largura.

lustre para sala de jantar

A posição do lustre em relação à mesa de jantar

É importante que o lustre fique alto o suficiente para não bloquear a vista de quem está sentado, e baixo o suficiente para se integrar com a mesa. Saiba mais sobre a altura ideal do lustre pendente aqui.

Em mesas retangulares podem ser usados não apenas uma luminária, mas duas ou três. Nesse caso é preciso planejar antes de fazer o forro ou o teto, para que existam três pontos disponíveis. Cada luminária deve ficar afastada entre si um pouco menos do que a distância que sobra nas duas pontas.

lustre pendente para sala de jantarClique para ver na loja.

Outra dúvida que pode ocorrer é o que fazer quando o ponto da luminária no teto não está centralizada em relação à mesa. Se isso acontecer, a base da peça fica no ponto existente no teto, e a ponta fica deslocada através de um gancho colocado no teto. Esse gancho prende o fio e pendura a ponta do lustre no local desejado, sobre o centro da mesa.

A luminosidade do lustre para sala de jantar

É essencial pensar na luminosidade desejada para a sala de jantar antes de escolher o lustre. Isso porque situações que exigem uma luminosidade maior requerem um lustre com duas ou três lâmpadas, e não só uma. Saiba mais sobre a quantidade de lâmpadas necessárias em cada ambiente aqui.

Combinação do lustre com outras luminárias

Em um espaço que já tenha um lustre pendente, não é bom colocar mais pendentes em um ambiente ao lado, por exemplo. Assim o lustre fica realmente destacado e valorizado. Mas é interessante que ele combine com os outros tipos de luminárias presentes no local. (Ver também: “Tipos de Luminárias“).

lustres para a sala de jantarClique para ver na loja.

O plafon da sala de TV ou de estar pode ser igual ao pendente, mas sem o fio de pendurar, ou então ter pelo menos o mesmo material, como vidro do mesmo tom. Já luminárias mais básicas, como spots embutidos, podem ser usados ao mesmo tempo sem grandes preocupações de combinação. Basta que eles sejam simples e discretos, para manter o lustre chamando mais atenção.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *