PONTO DE ÔNIBUS COM TELHADO VERDE

O Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) buscou inspirações em diversos países para montar o ponto de ônibus ideal, que foi montado no bairro Agronômica, em frente à Casa do Governador.

O ponto pôde ser construído com o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, e conta com diversas funcionalidades, sendo mesmo assim auto-suficiente. Para começar ele tem o telhado verde, com plantas fáceis de serem mantidas e regadas automaticamente pela água captada das chuvas, que é armazenada na cobertura em um reservatório.

O telhado verde mantém a temperatura mais agradável dentro do ponto e também na cidade, caso a solução seja implementada em larga escala. Mais conforto e menos poluição, de maneira simples.

ponto florianopolis - acifImagem: Acif

Além disso, o painel solar garante a energia necessária não só para a iluminação do ponto, feita com lâmpadas led, mas também para as tomadas próximas ao banco, criadas para carregar os celulares de quem espera o ônibus.

O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça.

ponto florianopolis - acif - gazeta do povoImagem: Gazeta do Povo

E além das questões de sustentabilidade e bem-estar, não foi deixado de lado também o aspecto prático do ponto, que conta com um mapa de localização e com um espaço para anúncios na lateral.

Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes, e estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *