POR QUE A TORRE DE PISA É INCLINADA?

A Torre de Pisa, na Itália, é uma construção muito famosa, e grande parte dessa fama se deve ao fato de ser levemente inclinada. O que poucos se divulga é o real motivo dessa inclinação, que não tem nada de conceitual, simbólico ou poético.

Na verdade, ela ficou inclinada pelo mesmo motivo que muitos dos prédios da beira-mar de Santos, em São Paulo, também ficaram: Fundação mal planejada em terrenos muito instáveis.

Naquela época, em meados do século XII, talvez não existisse a possibilidade de fazer a sondagem do solo, que é um recurso atualmente disponível para descobrir em que profundidade se encontra a terra mais firme, e assim fazer fundações que atinjam esse nível, gerando mais estabilidade, ou então evitando fazer muitos andares para que a construção não fique pesada. Quanto mais alto é um prédio, maior é o risco de queda, pois é maior a chance de ruptura no meio da construção. É basicamente a diferença entre quebrar um graveto fino e comprido ou então um mais curto.

Torre de Pisa - expedia - 1Imagem: Expedia Viagens

Durante a execução do terceiro andar da Torre de Pisa já foi notado pelos engenheiros que ela começou a inclinar, e então eles começaram a construir paredes um pouco mais altas no lado que estava mais baixo, para compensar visualmente. Foi um erro grande, pois ao fazer isso esse lado ficou mais pesado do que o outro, fazendo com que ele afundasse ainda mais.

Torre de Pisa - expedia - 2Imagem: Expedia Viagens

Ao longo dos anos ela continuou caindo aos poucos, com intervenções sem sucesso, até atingir uma inclinação perigosa demais e ser fechada para o público. Mas depois foi feita uma “pequena” obra que custou nada menos do que 25 milhões de dólares e que consistiu basicamente em tirar um pouco da terra no lado mais firme, e também reforçar a fundação com placas de chumbo para fazer ela parar de se movimentar.

Essa obra começou em 1997 terminou somente em 2001 e conseguiu reverter a inclinação em 40 centímetros, permitindo que a Torre fosse reaberta para visitação.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Um comentário em “POR QUE A TORRE DE PISA É INCLINADA?”

  1. Coisas de italianos….imaginem essa torre com toda essa inclinação e agora com uns 1.300 anos, ainda suporta muita coisa em pé…será que nossas construções de hoje, com tanta tecnologia, vão se manter em pé por tão longo tempo???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *