SALAS DE TV E JANTAR INTEGRADAS EM ESPAÇO ESTREITO

As salas de TV e jantar foram feitas em um espaço estreito, de 7,80m de comprimento e apenas 2,75m de largura.

Na verdade, nesse caso, o ambiente é em L, e na ponta desse L fica a cozinha, que é aberta para a sala. Então todos esses ambientes ficaram integrados.

salas de TV e jantar integradas

A sala de jantar fica próxima à cozinha, e próxima às aberturas também, enquanto a sala de TV fica em local mais reservado.

(Esse ambiente faz parte dessa casa aqui).
(Veja aqui o projeto da cozinha).

Truques de cores para ampliar o espaço

Para fazer o ambiente parecer menos estreito, foi usado um truque com as cores. Ao contrário do que se pensa muitas vezes, não é preciso usar apenas cores claras para gerar sensação de amplitude. As cores escuras, se usadas de forma estratégica, também podem ajudar a ampliar os espaços. Isso porque elas criam sensação de profundidade, ou seja, parecem deixar a parede mais afastada do que realmente está.

salas de TV e jantar integradas

Para isso, basta que exista algum tipo de contraste, como painéis, cortinas ou móveis em tom bem mais claro. Assim as peças mais claras parecem estar próximas, e a cor escura, pelo contraste, parece ficar mais atrás, pois não fica tão chamativa quanto a peça mais clara.

Por isso é importante também que a cor escura seja também discreta. Nessas salas, por exemplo, foi usado um tom escuro e seco de azul. (Saiba mais sobre os tipos de cores aqui).

Estante com nichos e armários

sala comprida

Na sala de estar foi feita uma estante que mistura nichos vazados e armários com portas. Assim ela fica funcional, com bastante espaço de armazenagem. E mantém o visual leve, pela presença das prateleiras, mas ao mesmo tempo facilita a limpeza, fechando alguns dos nichos com portas.

Salas modernas e acolhedoras

Embora tenham visual leve e moderno, principalmente pelas formas retas e cores utilizadas, as salas ficaram também aconchegantes. Isso acontece graças à presença de materiais confortáveis, como o tecido do sofá, o tapete e a madeira. E também pelo tipo de sofá escolhido, bem macio e confortável, com algumas almofadas.

sala estreita

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de sala.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *