TIPOS DE JANELA E QUANDO USAR CADA UMA

Existem vários tipos de janela em relação ao seu sistema de abertura. E cada uma tem suas vantagens e desvantagens, ou se encaixam melhor em diferentes situações.

Tipos de janela

Veja então quais são os diferentes tipos de janela quanto ao sistema de abertura que possuem:

Janelas de abrir (ou batentes)

O tipo de abertura “de abrir”, que é um nome meio redundante, na verdade se refere ao sistema de abertura mais convencional, em que ela se abre para fora ou para dentro pela lateral, com dobradiças em um dos lados da janela ou nos dois, se for uma janela dupla.

A vantagem desse tipo de janela é que ela se abre totalmente, garantindo muita ventilação. Mas precisam de espaço livre para serem abertas, e também de algo para ficarem presas ao abrir, senão pode ficar batendo com o vento. (Veja janelas de abrir na loja).

janela de abrir
Janelas de correr (ou deslizantes)

As janelas de correr são as que deslizam de um lado para o outro da janela para abrir ou fechar. Elas são muito versáteis, porque não ocupam espaço nenhum ao serem abertas, e não batem com o vento. Além disso, podem ficar abertas na quantidade que se quiser, regulando assim a quantidade de vento que se quer em cada momento. Mas, por outro lado, nunca ficam totalmente abertas, porque a folha da janela em si continua no vão. Então para garantirem a mesma ventilação que uma janela de abrir, por exemplo, precisam do dobro do tamanho. (Veja janelas de correr na loja).

janela de correr
Janelas de guilhotina

As janelas de guilhotina funcionam como as janelas de correr, só que as folhas da janela se abrem na vertical ao invés de para os lados. Nesse caso, então, as vantagens e desvantagens são as mesmas, mas com a diferença que é preciso prender a peça no alto para ela não cair. E além disso, não é possível regular a quantidade de abertura da janela em vários níveis. (Veja janelas guilhotina na loja).

tipos de janela - guilhotina
Janelas basculantes

As basculantes se abrem para fora, girando na parte superior, mas não abrem inteiras, só até um certo ângulo. Então podem gerar mais privacidade, se forem de vidro não transparente, por exemplo. Por isso são muito usadas em banheiros. Mas podem funcionar bem em qualquer ambiente, basta que tenha espaço do lado de fora. E ainda podem também ficar abertas em vários ângulos diferentes, regulando a ventilação.

Mas um cuidado importante ao usar uma janela basculante é ver se não só ela tem espaço para abrir do lado de fora como se não vai ficar na passagem nessa hora. Porque isso pode atrapalhar a circulação e também, dependendo da altura da janela, causar acidentes, já que as pessoas podem bater a cabeça na quina da janela aberta. (Veja janelas basculantes na loja).

janela basculante
Janelas pivotantes

As janelas pivotantes são um dos tipos de janela menos conhecidos mas têm também várias vantagens, como o fato de abrirem completamente, permitindo uma boa ventilação. Elas giram horizontalmente em pinos posicionados no meio da janela. Então podem ficar mais ou menos abertas. Mas também precisam de algum espaço livre, mas nesse caso do lado de fora e de dentro também, embora seja um espaço menor do que uma pivotante precisa, por exemplo. E embora elas permitam uma boa circulação do ar, a vista nunca fica totalmente livre. (Veja janelas pivotantes na loja).

janela pivotante
Janelas fixas

Janelas fixas são as que não se abrem de nenhuma forma. O vidro permite a entrada de luz mas não existe ventilação. Pode funcionar então quando se precisa aumentar a luminosidade mas a ventilação já acontece bem por meio de outras aberturas.

Janelas do tipo “bay window”

Esse tipo de janela pode ter vários sistemas de abertura, na verdade, mas pode ser considerado um modelo diferente pela sua forma. A bay window é basicamente um conjunto de janelas em ângulo, formando um cantinho entre elas. É ideal para aproveitar bem a vista do entorno, se houver, colocando um assento para relaxamento nesse cantinho agradável que se forma, por exemplo.

bay window

Veja aqui mais dicas da arquiteta para a sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *