TUDO SOBRE DOMOS GEODÉSICOS

Domos geodésicos são estruturas arquitetônicas caracterizadas por sua forma esférica ou semiesférica, construídas a partir de uma rede de triângulos interligados.

Esses domos se baseiam nos princípios da geometria geodésica. E quem desenvolveu esse conceito foi o arquiteto e inventor norte-americano Richard Buckminster Fuller na década de 1940.

A estrutura geodésica é extremamente resistente e eficiente em termos estruturais, porque a carga se distribui uniformemente em toda a estrutura. Sendo assim, os domos geodésicos servem para uma variedade de aplicações, desde abrigos temporários até espaços de eventos, estufas, coberturas de estádios e até mesmo como habitações permanentes. Eles também podem economizar espaço e materiais em comparação com estruturas convencionais, já que as paredes e a cobertura são um elemento só.

Vantagens dos domos geodésicos

As principais vantagens dos domos geodésicos na arquitetura são:

Construção limpa e rápida

Embora para fazer a estrutura seja preciso ter conhecimentos específicos, a construção do domo é rápida e sem quebradeira ou entulhos.

Alta resistência

A forma do domo lhe confere grande resistência estrutural, fazendo com que ele resista bem a ventos ou até terremotos, por exemplos.

Conforto térmico

O grau de conforto térmico de cada domo geodésico depende do material que for usado, mas a sua forma tende a gerar um fluxo de ar circular, propiciando então a ventilação natural, que deixa o espaço mais fresco. Além disso, não existem cantos, o que facilita na hora de uma eventual climatização com equipamentos como ar condicionado, por exemplo, já que o volume interno de ar fica menor, sem desperdícios.

Vãos livres

Sua forma arredondada permite também que existam grandes áreas livres na área interna, sem necessidade de vigas e pilares.

Possível redução de custos

Dependendo dos materiais e do projeto do domo, seu custo de construção pode ser menor do que outros sistemas construtivos, se for um domo de construção simples.

Tipos de domo geodésico

O domo geodésico pode ter diferentes formas geométricas formadas na sua grelha de estrutura. O polígono mais comum é o triângulo, mas podem ser também retângulos, hexágonos, ou várias outras formas.

E essas formas podem estar presentes em maior ou menor quantidade, ou seja, o domo pode ter poucos triângulos grandes, por exemplo, ou então muitos triângulos pequenos. Isso define o que se chama de frequência do domo, e que costuma ser identificado com a letra V mais algum número. Algumas das frequências mais comuns em casas geodésicas, por exemplo, são a V4, a V6 ou a V8.

Além disso, o domo pode ter tamanhos diferentes, ou seja, diâmetros e alturas diferentes. Então pode ser desde um pequeno espaço, com quarto e banheiro, por exemplo, até casas maiores ou então grandes tendas de eventos, por exemplo.

Materiais da estrutura geodésica

Os domos geodésicos podem ser construídos com uma variedade de materiais, dependendo das necessidades específicas do projeto, do orçamento disponível e das condições ambientais. Alguns dos materiais mais comuns usados na construção da estrutura dos domos incluem:

Aço

O aço é um dos materiais mais populares para a construção de domos geodésicos devido à sua resistência e durabilidade. As barras de aço formam a estrutura da cúpula, proporcionando uma base sólida e estável.

Alumínio

O alumínio é outro material comum na construção de domos geodésicos. Ele é leve, resistente à corrosão e pode se moldar em formas complexas, tornando-o ideal então para estruturas geodésicas de grande porte.

Madeira

A madeira é uma opção mais natural e esteticamente atraente para a construção de domos geodésicos. Ela é comum em projetos menores ou em locais onde se deseja um visual mais rústico. A madeira laminada colada (glulam) é uma das opções mais comuns por sua resistência e estabilidade.

PVC ou Poliéster Revestido

Estes materiais são os de domos infláveis ou em estruturas temporárias. Eles são leves, flexíveis e por isso sua montagem é fácil e rápida. (Veja domos infláveis na loja).

Fibra de Vidro

A fibra de vidro cria uma cobertura translúcida nos domos geodésicos. Ela oferece uma excelente resistência à intempéries e permite a passagem de luz natural para o interior da estrutura.

Concreto

Em alguns casos, domos geodésicos podem também ser de estruturas de concreto pré-fabricado. Esta opção é mais comum em projetos permanentes e de grande porte, onde é necessária uma alta resistência estrutural.

Fechamentos dos domos geodésicos

O revestimento de um domo geodésico pode variar dependendo do uso que se quer para a estrutura, das condições climáticas locais e das preferências estéticas. Alguns dos materiais comuns no revestimento externo e interno dos domos incluem:

Tecido Têxtil

Tecidos resistentes e impermeáveis, como lona de poliéster ou poliéster revestido de PVC, são frequentemente utilizados como revestimento externo para domos geodésicos, especialmente em domos infláveis ou temporários. Eles podem ser impressos com designs personalizados e oferecem proteção contra intempéries.

Policarbonato

Painéis de policarbonato são outra opção revestimento externo para domos geodésicos, especialmente em estruturas permanentes. O policarbonato é resistente, leve e transparente, permitindo então a entrada de luz natural no interior da estrutura.

Fibra de Vidro

Painéis de fibra de vidro servem como revestimento externo para domos geodésicos, oferecendo resistência à intempéries e durabilidade. Eles também podem ser translúcidos, permitindo a passagem de luz para o interior da estrutura.

Madeira

Em alguns casos, domos geodésicos podem ser revestidos com painéis de madeira tanto interna quanto externamente, criando uma estética rústica e acolhedora. A madeira também oferece isolamento térmico e acústico.

Metal

Painéis de metal, como alumínio ou aço, também podem servir como revestimento externo para domos geodésicos, proporcionando durabilidade e resistência à corrosão. Eles podem receber pintura ou então vários outros acabamentos.

Vidro

Em domos geodésicos para espaços habitáveis ou comerciais, o revestimento pode incluir paredes de vidro para maximizar as vistas e a entrada de luz natural. O vidro oferece transparência e uma sensação de espaço aberto.

Quanto custa um domo geodésico


O custo de uma casa geodésica pode variar bastante de acordo com vários fatores, tais como:

Tamanho e Layout

O tamanho da casa geodésica é um dos principais determinantes do custo. Quanto maior a casa e mais complexo o layout, maior será o custo de construção.

Materiais de Construção

Os materiais utilizados na construção da casa geodésica também afetam muito o custo total. Isso porque materiais como aço, alumínio, madeira, concreto, policarbonato ou fibra de vidro têm preços bem diferentes um do outro.

Acabamentos e Design

O custo também será diferente dependendo dos acabamentos interiores e exteriores que se escolher. Bem como por qualquer design personalizado ou características especiais da casa que deixem assim a construção mais arrojada ou complicada.

Localização

O custo de construção pode variar dependendo da localização geográfica da casa, pois áreas com custo de vida mais elevado ou regiões remotas podem ter custos de construção mais altos.

Regulamentações e Códigos de Construção

Os custos podem aumentar se a casa geodésica precisar atender a regulamentações específicas ou códigos de construção locais, que podem variar de uma área para outra.

Infraestrutura e Serviços Públicos

Se a casa estiver localizada em uma área remota, os custos de infraestrutura, como acesso a água, eletricidade e esgoto podem também ficar maiores.

Mão de Obra

Os custos com mão de obra variam dependendo da experiência e da taxa horária dos construtores ou da equipe que irá fazer o projeto. Ou até mesmo se quem vai construir uma parte será você mesmo.

Em geral, o custo de uma casa geodésica pode variar de dezenas de milhares a centenas de milhares de dólares, ou até mais, dependendo dos fatores acima. Então, se estiver considerando a construção de uma casa geodésica, o ideal é orçar com o projeto e a localização definidas, assim a estimativa será mais real.

Como construir um domo geodésico

A construção de uma casa geodésica envolve o domo em si (estrutura e fechamento), mais a fundação e as instalações de hidráulica e elétrica.

Estrutura e fechamento

A forma de construir a estrutura depende muito de cada material, tanto da estrutura quanto do fechamento. Existem manuais com o passo a passo para construir os domos, como esses aqui, ou então cursos que ensinam a construir os domos, como esse.

Fundação

A fundação do domo funciona como em qualquer outra outra construção, podendo ser então uma base de concreto ou então blocos, sapatas ou estacas, por exemplo, mais uma laje em cima para servir de piso. O domo precisa ficar bem preso nessa base para ficar estável e resistir a ventos, por exemplo.

Instalações

A parte de elétrica e hidráulica também funciona como em qualquer construção, mas nesse caso sem quebrar paredes para passar a tubulação. A não ser que existam uma parede de alvenaria dentro do domo. Mas as paredes internas podem ser de qualquer material.

O importante é definir onde serão os pontos e as tubulações, incluindo pontos de água, esgoto, eletricidade e iluminação, gás, aquecimento e ar condicionado, se houver. E então puxar os fios e canos pela estrutura do domo geodésico, seja embutidas dentro dessa grelha ou em dutos aparentes. Mas sempre deixando alguma forma de acesso em caso de manutenção, além de isolar e proteger bem toda a tubulação.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *