TIPOS DE PELÍCULA PARA VIDRO

Existem diversos tipos de película para vidro, cada uma com uma função e aparência. Veja alguns exemplos:

Películas de vidro para reduzir o calor

Muitas películas bloqueiam os raios UVA e UVB, mas nem todas essas bloqueiam o calor em si. Esse efeito só existe quando a película rebate os raios solares em geral. E de quebra a privacidade também pode ser maior. Algumas películas que podem ser usadas para ajudar a diminuir a temperatura dos ambientes são:

película espelhada
  • Películas refletivas ou espelhadas: As películas refletivas funcionam como se fossem espelhos. A transparência varia de 5 a 20%, de acordo com o acabamento. Alguns exemplos de películas espelhadas são a fumê e a fumê profissional, a prata, a azul, a verde e a bronze. Todas elas funcionam bem para reduzir o calor dos ambientes. (Veja aqui algumas dicas para evitar a colisão de pássaros nos vidros).
película para vidro metalizada
  • Películas semi-refletivas ou metalizadas: As películas sem-refletivas são as que têm apenas um pouco de reflexo, como se fossem um metal. Elas podem ter transparência de 5 a 30%, e várias cores, como bronze, acinzentado ou esverdeado. E também funcionam bem para diminuir o calor que vem dos raios solares.
película térmica para vidro
  • Película de controle solar incolor: A película para vidro feita especialmente para reduzir a temperatura é quase incolor, mantendo 70% de transparência. Mesmo assim os raios UV são filtrados em 99%. Graças a esse bom resultado, seu custo também é mais elevado em relação às outras películas de redução de calor.

Películas de vidro para aumentar a privacidade

A película para vidro é uma opção para aumentar a privacidade dos ambientes sem usar cortinas. Ela pode bloquear a visão e a luminosidade completamente, ou pode ter níveis variados de transparência. Mas nesse caso isso é feito sem alterar a temperatura do ambiente como as películas que reduzem o calor. Confira alguns exemplos de película para vidro que bloqueiam a luz e geram maior privacidade sem reduzir o calor:

película para vidro - blackout
  • Películas blackout ou opacas: Bloqueiam totalmente a luz e a visão, como se fossem painéis. Os raios UV são bloqueados também, em 99%. Disponíveis em preto com brilho ou branco opaco.
  • Películas jateadas: Imitam o efeito do vidro jateado, que limita parcialmente a visibilidade e mantém a passagem de luz. Na verdade os objetos ficam visíveis apenas quando estão muito próximos do vidro, senão parecem apenas vultos. Pode ter aspecto esverdeado, esbranquiçado (versão cristal), branco leitoso ou até fumê.
película para vidro - tipos
  • Películas decorativas: As películas com listas ou outros desenhos bloqueiam parcialmente a visão e entrada de luz. E conferem visual diferenciado ao vidro, como se fosse uma estampa.
película fumê
  • Película fumê: O vidro fumê ou com película fumê tem aspecto acinzentado, e pode variar no grau de bloqueio de luz e de visão. Quando mais transparente, cria apenas um efeito escurecido no vidro. Mas quando tem menos transparência fica quase preto, criando o chamado “efeito espião”, que é quando o ambiente mais escuro enxerga o que está mais claro mas não pode ser visto do outro lado.

Películas de segurança para vidro

Qualquer película que tiver o efeito de segurar o vidro no lugar caso ele quebre é considerada uma película de segurança. Isso porque essa função evita cortes da pele em contato com cacos de vidro que ficariam espalhados ao invés de colados na película. E vários tipos de película que reduzem a temperatura ou aumentam a privacidade têm também essa função. Alguns exemplos são a película blackout preta, a película de segurança fumê e a película opaca branca. Mas existe também uma película especialmente para segurança, que mantém a transparência do vidro mas evita a queda de fragmentos em caso de queda. É a película anti estilhaçamento incolor.

Imagens: Savor Revestimentos

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *