TORNEIRAS TIPO CASCATA – DICAS E MODELOS

As torneiras tipo cascata são aquelas em que se enxerga a água correndo desde uma plataforma e em seguida caindo livre como se fosse uma cascata, ao invés de um simples jato como na torneira comum.

São torneiras chamativas, e por isso mesmo podem servir para valorizar o banheiro ou então deixar o visual poluído, caso não seja usada com critério.

misturador monocomando waterfall - mbMisturador monocomando Waterfall – Clique para ver na loja.

OS TIPOS DE TORNEIRA

O primeiro passo para escolher a torneira ideal é saber se ela será de parede ou de bancada, se terá apenas água fria (torneiras simples) ou também água quente (misturadores ou monocomandos, dependendo do sistema de abertura), e o modelo da cuba que será usado junto com ela. Ver “Tipos e Modelos de Torneiras” para entender melhor.

Misturador monocomando com led – Clique para ver na loja.

Tudo isso delimita alguns modelos, mas para todos os casos existem torneiras do tipo cascata que se encaixem.

COMO E QUANDO USAR TORNEIRAS DO TIPO CASCATA

Torneiras do tipo cascata funcionam bem em banheiros de visual moderno, para que a elegância e a imponência da torneira não destoem demais do restante dos elementos, o que faria com que ambos ficassem desvalorizados.

monocomando com led LMS-LT518 - casasbahia

Misturador monocomando com led – Clique para ver na loja.

Ao mesmo tempo, quanto mais clean forem as outras peças, no sentido de não terem muita informação visual, melhor, para que a torneira ganhe mais atenção e não deixe o aspecto pesado, com muita coisa para olhar. É interessante, pelo mesmo motivo, deixar a área ao redor da torneira relativamente livre.

misturador monocomando lorenfall - mbMisturador monocomando de bica alta Lorenfall – Clique para ver na loja.

É mais ou menos a mesma lógica de objetos clássicos, que por terem muita informação visual não devem ser usados muito próximos de outros elementos que disputem atenção com ele, caso a intenção seja gerar o equilíbrio e a harmonia. (Ver também: “Como Misturar Estilos” e “Móveis e Objetos Clássicos“)

TORNEIRAS COM ILUMINAÇÃO

É muito comum que as torneiras do tipo cascata tenham iluminação de led embutida, pois elas são feitas para chamar atenção. E com a luz elas ficam ainda mais destacadas. Por isso é preciso que essa seja a intenção, e que a peça seja realmente o destaque da ambientação, sem concorrer com muitas informações.

torneira led cascata pelegrin - casasbahiaTorneira Cascata com led – Clique para ver na loja.

Os modelos de luz colorida, portanto, devem preferencialmente ser usados em banheiros monocromáticos e neutros, para dar apenas uma base de fundo à personagem principal da decoração, que é a torneira. Podem ser usados detalhes na mesma cor da luz, para que ela fique integrada e assim um pouco menos gritante na ambientação. O mesmo vale para as peças com partes de vidro colorido.

monocomando com led LMS-LT306 - casasbahiaMisturador monocomando de parede – Clique para ver na loja.

ALTURA DA CASCATA

A torneira de cascata deve ficar de uma forma em relação à cuba que permita que a água apareça bem ao cair, além de permitir o livre manuseio das mãos sob a cascata. De maneira geral, pode ser deixado um espaço de aproximadamente 15cm entre o final da cuba e o ponto de queda da água, para que esses pontos sejam garantidos. Aí é só escolher o modelo e o tipo de instalação da torneira e da cuba que se encaixem de maneira a deixar essa medida no final.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *