UM PRÉDIO SUSTENTÁVEL CHEIO DE JARDINS EM SYDNEY

Está sendo construído em Sydney, um prédio sustentável para abrigar a empresa Atlassian e mais algumas startups de tecnologia.

O sistema estrutural de um prédio como esse, de 40 andares, normalmente seria feito todo em aço. Ele não poderia ser todo em madeira por ser muito alto. Então a escolha foi por um sistema híbrido de aço e madeira. Sendo assim, o prédio é composto por uma fachada de alta tecnologia, com brises que criam sombras e com isso maior eficiência energética, e também por uma parte da estrutura em madeira.

prédio sustentável com jardins
Atlassian HQ | SHoP (shoparc.com)

Essa mistura, além de conferir maior sustentabilidade à construção, também faz com que o visual fique mais acolhedor, graças à presença da madeira. Mas isso sem deixar de aproveitar os benefícios e possibilidades tecnológicas do aço. Que nesse caso foram empregadas também a serviço da sustentabilidade.

Jardins dentro do prédio sustentável

Outra característica marcante desse prédio sustentável é a presença de vários jardins internos. A cada quatro andares, existe um jardim ventilado naturalmente (através dos brises da fachada, que podem ficar abertos). Para saber mais sobre ventilação natural, leia esse post.

prédio sustentável com jardins
Atlassian HQ | SHoP (shoparc.com)

Isso proporciona então um clima agradável dentro do prédio, em termos de temperatura, porque o jardim funciona como uma espécie de barreira para o calor. Mas além disso, ele melhora o clima também em termos de bem estar em geral, pois promove o convívio agradável e um ar puro e limpo.

torre escritório com jardim
Atlassian HQ | SHoP (shoparc.com)

Placas solares na fachada

Além de evitar o excesso de uso de ar condicionado, a fachada do prédio serve também para gerar energia. Isso porque ela tem painéis solares embutidos dentro do vidro, uma tecnologia altamente moderna e sofisticada.

O projeto desse prédio sustentável foi elaborado de maneira colaborativa entre o escritório Shop de Nova York e a empresa australiana BVN. E a construção deve ficar pronta em 2025.

Gostou desse projeto? Veja então mais casas construídas pelo mundo aqui.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *