BOSCO VERTICALE, O PRÉDIO DE PLANTAS EM MILÃO

O prédio Bosco Verticale (ou “Floresta Vertical”) foi feito no centro de Milão, na Itália, no ano de 2014, com projeto do arquiteto Stefano Boeri, e é um exemplo do conceito de verticalização da natureza em grandes centros urbanos. Um prédio cercado por plantas, basicamente.



A construção consiste em 2 torres residenciais cercadas por varandas com 900 plantas no total, o equivalente a cerca de 10.000m² de floresta em uma área horizontal.

prédio de plantas

As principais vantagens da presença de tantas plantas são a limpeza do ar, tanto para a cidade quanto para quem está dentro do prédio, e também a alta eficiência energética do edifício, que acaba gastando pouca energia com a regulagem artificial de temperatura, graças ao isolamento térmico garantido pela vegetação.

prédio de plantas 2

Além disso, as plantas melhoram a acústica dos ambientes, reduzindo a passagem do som externo para dentro dos apartamentos. (Ver também: “Jardim Vertical” e “Prédio Cercado de Plantas no Meio da Cidade“)

prédio de plantas 3

Para irrigar todas as varandas, foi criado um sistema de reutilização da água do prédio, incrementando ainda mais seu apelo ecológico.

Projeto e imagens: Stefano Boeri

Veja mais projetos aqui.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *