COMO CRIAR O EFEITO “TOM SOBRE TOM”

Uma expressão bem comum ao se falar de combinação de cores na decoração é o tal do “tom sobre tom”, que é a mistura de várias cores com a mesma tonalidade.

O que nem sempre se sabe, no entanto, é o que isso significa de fato. A tonalidade de uma cor é sua base de formação, ou seja, a quantidade de cada cor que entrou na sua composição. O verde, por exemplo, que é a mistura do azul com o amarelo, pode ter mais amarelo ou mais azul na sua composição e continua sendo sempre verde. Mas essa quantidade determina a tonalidade desse verde. Existem então verdes mais amarelados ou mais azulados, beges mais acinzentados ou mais alaranjados, e assim infinitamente.

E para criar o efeito de tom sobre tom é importante que essa tonalidade seja mantida, variando apenas na intensidade. Isso significa, em termos mais simples, que o que varia é apenas o quanto cada cor utilizada é mais clara ou escura do que a outra. Não é, então, qualquer verde que combina com outro verde, ou qualquer cinza que combina com outro cinza. (Veja também: “Os Diferentes Tipos de Cores“)

CORES PANTONE

E se for usada a mesma cor em tonalidades diferentes?

Se forem usadas cores similares mas de tonalidades diferentes, não necessariamente fica ruim, porque é como se estivessem sendo usadas cores realmente diferentes para fazer uma mistura mais contrastante. Mas nesse caso não se trata do efeito tom sobre tom, e é melhor se forem usadas outras cores no conjunto para assumir a variedade, sem ficar com aspecto de tentativa frustrada de combinação. E é ainda essencial que essas duas cores sejam ainda bem diferentes em termos de intensidade, porque caso contrário elas não ficarão bem em conjunto mesmo com a adição de todas as  outras cores do arco-íris.

Qual o efeito do “tom sobre tom” na decoração?

A diferença do efeito tom sobre tom sobre as cores diversas ou sobre o uso de uma única tonalidade é que ele dá sensação de movimento e dinâmica, porém ainda de uma forma mais discreta. Mas ainda dentro desse efeito é possível criar um impacto mais forte, caso sejam usadas várias intensidades de uma cor mais viva, como azul, verde, amarelo e assim por diante, ou então várias intensidades de uma mesma cor neutra.

Imagem de capa: Home Designing

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “COMO CRIAR O EFEITO “TOM SOBRE TOM””

  1. Adorei as reportagem de hoje. Fernanda tenho um quarto de 2,52 de largura por 2,90 de comprimento além da cama e armário gostaria de uma bancada de estudo. Teria como ? bjs

    1. Olá, Marcia! Seria um quarto com cama de solteiro? Se for, cabe tranquilamente. Se for com cama de casal, fica apertado mas dá para fazer também. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *