DICAS PARA ESCOLHER O ARMÁRIO DE COZINHA

Comprar um armário de cozinha pode parecer uma tarefa simples, mas a cozinha é cheia de particularidades que tornam essa missão bem complicada. Por isso seguem algumas dicas:

– Tamanho da cozinha

O passo mais básico é ter as medidas da cozinha em mãos, para que os armários se encaixem. Isso é meio óbvio, mas muitas vezes podemos esquecer que não é só em relação ao tamanho das paredes que eles têm que se encaixar, mas também à localização das janelas, das portas e dos pontos de gás, elétrica e hidráulica. Então trena na mão e desenho no papel são fundamentais.

– Eletrodomésticos

Antes de comprar os móveis e os eletrodomésticos, é muito importante comparar os modelos escolhidos com o tamanho dos armários, para ver se eles cabem direitinho, sem passar da medida e sem ficar sobrando espaço demais. Assim é possível mudar a escolha do móvel ou do eletro caso eles não se encaixem no final.

cozinha-5-pecas-glamy-madesa-madeiramadeiraClique aqui para ver móveis de cozinha na loja.

E se os eletrodomésticos já tiverem sido adquiridos, a liberdade de escolha diminui mas ainda é essencial selecionar armários que deixem o espaço ideal para eles. Além da medida correta, precisamos lembrar de todos os eletros que iremos usar, para prever um cantinho para todos eles.

– Tipo de puxador

O armário de cozinha tem como característica básica o fato de ser muito utilizado. E ele é manuseado sempre pelo puxador, o que acaba fazendo com que ele quebre ou se estrague muito rápido se não for muito resistente. Na dúvida de qual escolher, e especialmente se as alternativas não forem de muita qualidade, uma boa opção é usar puxadores lineares de alumínio, que são aqueles que ficam em toda a extensão de uma das bordas da porta, e são bem resistentes, além de muito práticos.

medidas ideais na cozinha - glamy mbClique aqui para ver móveis de cozinha na loja.

– Conforto e praticidade

A praticidade é primordial em todos os ambientes da casa, mas tem um apelo ainda maior na cozinha, que é um espaço de muita atividade. Para garantir sua funcionalidade, os armários devem se adequar ao tipo de uso que ela terá, como a quantidade de espaço de armazenagem e de superfície de bancada livre, que estão ligadas diretamente ao volume e diversidade de uso do ambiente, ou se deverá ter ou não um canto para fazer pequenas refeições, com uma bancada livre ou retrátil, por exemplo. Se possível, é bom evitar armários suspensos que fiquem muito no caminho da cabeça no local de preparo de alimentos ou de lavar a louça, pois eles acabam funcionando como verdadeiras armadilhas e fonte de irritação constante. Se não for possível evitar sua existência por falta de espaço, eles devem ser pelo menos pouco profundos e nunca terem bases pontiagudas.

armario de cozinha-kappesberg-mbClique para ver armários de cozinha na loja.

Outro ponto que afeta o conforto ao utilizar a cozinha é o acesso aos armários. Se a geladeira for muito grande, colocar um armário sobre ela só vale a pena se existirem objetos que quase nunca se use, por exemplo, pois eles só podem ser alcançados com a ajuda de uma escada ou banquinho. O mesmo vale para armários suspensos muito altos, chegando até o teto por exemplo. Além de deixarem o visual mais carregado, eles não são muito práticos para o uso diário.

– Cor e material do armário de cozinha

Mesmo se não for feita muita fritura no local, o armário de cozinha sempre é alvo de mãos engorduradas ou simplesmente sujas de comida. Então é bom que o revestimento dos armários seja de um material com poucos veios e texturas, para não absorver muito essa sujeira e ser fácil de limpar.

cozinha-compacta-carol-madesaClique para ver armários de cozinha na loja.

Quanto à cor dos armários, a escolha sempre depende dos outros elementos que existirem em volta, mas de forma geral é interessante usar a mesma cor dos armários da sala caso a cozinha seja aberta, pois isso integra os dois ambientes. O branco confere um visual mais clean e higiênico, enquanto os tons amadeirados conferem ao armário de cozinha um ar mais nobre, deixando a cozinha mais aconchegante.

O vidro é uma boa opção para as portas e até para o corpo dos armários, quando disponível, pois é fácil de limpar e não absorve sujeira. Mas não deve ser colocado diretamente muito próximo do fogão caso não se queira que ele fique embaçado, nem usar vidros jateados voltados para o lado externo do armário, e sim para dentro, pois esse tipo de vidro é muito absorvente.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “DICAS PARA ESCOLHER O ARMÁRIO DE COZINHA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *