DICAS PARA PROJETAR UM BANHEIRO QUADRADO

Um banheiro quadrado tem uma posição ideal das peças para funcionar bem e aproveitar melhor o espaço.

Tamanho ideal do banheiro quadrado

O banheiro quadrado ideal tem cerca de 2 metros de largura e de profundidade, mas essa medida pode ser levemente ajustada em um dos lados, ficando com pelo menos 1,70m na parede menor. Menos do que isso faz com que as peças não caibam na posição indicada para banheiros quadrados, precisando que o banheiro seja mais comprido para alinhar o vaso, a pia e o box todos na mesma parede.

Dicas para o projeto de banheiro quadrado

Veja algumas dicas para projetar o banheiro quadrado e entenda por que um jeito é melhor do que outro.

banheiro quadrado

Na imagem é possível perceber como a primeira disposição funciona melhor do que as outras três, deixando a circulação mais fácil, com rápido acesso a qualquer parte do ambiente, além de evitar os seguintes problemas existentes nas outras opções:

  • No Banheiro 2 o vaso sanitário é a primeira peça que se vê ao entrar no banheiro, além de ficar aparente para o lado de fora do banheiro caso a porta esteja aberta. Quando a bancada é o elemento que fica de frente para a porta a impressão ao entrar é melhor, especialmente por ter normalmente um espelho na parede do fundo, gerando sensação  de amplitude. Outro inconveniente da disposição do banheiro 2 é que a bancada reduz a área de entrada do box, ficando no meio do caminho.
  • No Banheiro 3 a área do banheiro quadrado fica mal aproveitada, pois o espaço que sobra para a passagem entre o vaso e o box é muito pequeno. Além disso, o box logo na entrada do banheiro faz com que ele pareça menor, aglutinando o espaço.
  • No Banheiro 4 acontece o mesmo efeito de desvalorizar o banheiro com o vaso de frente para a porta, e também existe a sensação de aglutinamento da entrada pelo box e a redução do espaço de passagem no meio do banheiro pelo encontro do vaso e da quina do box.
Outros fatores que interferem no projeto do banheiro

A posição da janela é também importante para determinar se a disposição indicada como melhor para o banheiro quadrado é possível, pois ela não pode estar atrás do vaso ou do chuveiro, impedindo a tubulação, nem na parede atrás da bancada, impedindo o uso de um espelho.

E dependendo do tamanho do box em relação ao tamanho das paredes, o espaço que sobra nas laterais pode ser pequeno demais para colocar o vaso ou a bancada. As medidas mínimas de largura a serem consideradas na área do vaso e da bancada é de 70cm para cada uma dessas peças.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *