sala quarto - capa

QUARTO QUE VIRA SALA

Questão: “O nosso quarto é grande porém estreito, com 4,60 x2,60m, e estou pensando em fazer ele de sala pois estou sentido necessidade de uma. Pensei em um sofá-cama casal e um móvel tipo uma estante para servir como armário na parede do sofá cama. Um móvel que quem visse não pensasse que fosse um armário. Mas queria leveza, será que é possível um projeto assim?”

Resposta: Para fazer com que um quarto seja usado também como sala, uma das alternativas é transformar o armário em estante, embutindo a TV e criando nichos abertos para  deixá-lo mais leve. Veja como isso pode ser ser feito aqui.

Mas nesse caso, já que o quarto é tão estreito, não cabe o sofá-cama aberto e mais um armário na parede oposta, então ele tem que ficar encostado do mesmo lado que a cama de qualquer forma. E para deixar o armário ao lado da cama sem ficar muito pesado, uma possibilidade é fazer a lateral do armário vazada, com prateleiras, e as portas espelhadas. Veja como isso pode ser feito aqui.

Armários camuflados:

Nessas duas alternativas,  no entanto, o armário fica mais leve mas ainda é possível ver que se trata de um armário. Para camuflar totalmente, se essa for a intenção, pode ser feito um closet fechado com algum tipo de painel. Com essas medidas de 2,60m x 4,60m ele cabe no canto do quarto, fechado na diagonal para economizar espaço e não deixar o espaço restante muito apertado. Foi feito um painel giratório, que quando aberto permite o acesso aos armários e quando fechado parece um grande painel decorativo, que fica leve por ser vazado e ao mesmo tempo impede a visão de dentro do closet. O mesmo painel poderia ser feito também com uma persiana horizontal, com regulagem da abertura.

sala quarto - com cama - 1 sala quarto - com cama - 2

Cama-retrátil:

Para que o quarto fique com aspecto de sala é preciso usar algum tipo de sofá-cama, realmente. Mas em uma situação como essa, em que a cama vai ser usada constantemente, o ideal é usar um modelo bem resistente e confortável, que tenha colchão realmente. Além disso, o ideal é que ele se transforme em sofá de um jeito fácil, sem ter que tirar os lençóis ou fazer muito esforço. Por isso foi usada uma cama retrátil, que se transforma em sofá ao ser levantada do jeito que estiver. (Veja como funciona a cama na Mobilli Intelligenti)

Ao lado dela, para deixar o visual mais leve, foram colocadas prateleiras sem fundo, onde podem ser colocados objetos ou caixas para complementar o espaço de armário mantendo o visual de estante.

sala quarto - com cama - 3

sala quarto - com sofa - 1

Pufes embutidos:

Quando o quarto é transformado em sala, podem ainda ser usados como assentos os pufes que ficam embutidos na estante. Isso é útil no caso de receber visitas, e ainda deixa a sala com mais aparência de sala mesmo.

sala quarto - com sofa - 2

sala quarto - com sofa - 3

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de quarto.

Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>