QUAL DEVE SER O TAMANHO DA GELADEIRA

O tamanho da geladeira é um fator importante a decidir na hora de montar a cozinha. O tamanho certo é aquele em que não sobra nem falta espaço.

Vários pontos precisam ser analisados na hora de escolher um refrigerador (Ver também: “Dicas para Escolher a Geladeira“). E o tamanho é um dos mais importantes, pois tem a ver não só com as necessidades de armazenagem, mas com o tamanho da cozinha também.

O tamanho da geladeira ideal

Quanto maior a geladeira, maior é o espaço que ela ocupa, o seu preço e também o gasto de energia. Por isso é um desperdício comprar uma geladeira maior do que o necessário. Por outro lado, uma geladeira muito pequena fica difícil de usar, pois os alimentos e bebidas ficam amontoados.

Dicas para saber o tamanho da geladeira

Veja então algumas dicas para escolher o tamanho ideal da geladeira, de acordo com as seguintes questões:

– Quantidade pessoas

Para uma pessoa que more sozinha pode ser suficiente apenas um frigobar de cerca de 120 litros, em alguns casos. Já um casal costuma ficar bem servido com uma geladeira pequena, na faixa de 200 ou 300 litros, pro exemplo. Famílias pequenas, com 1 filho ou 2 filhos pequenos, pode precisar de uma geladeira com cerca de 350 litros, enquanto famílias grandes pedem geladeiras grandes, com 400 litros ou mais. Mas tudo isso considerando apenas o uso básico do aparelho, sem situações específicas que demandem um espaço maior.

Clique aqui para ver frigobares na loja.

– Tipo de uso da geladeira

Entre as situações que podem exigir o uso de geladeiras maiores estão o hábito de receber visitas ou de estocar comida na geladeira, especialmente na parte de congelados. Nessas circunstâncias a geladeira fica muito cheia em alguns períodos, fazendo com que seja preciso usar modelos maiores do que os citados no item anterior.

Por outro lado, em algumas situações pode ser suficiente usar frigobares pequenos, com cerca de 800 ou 600 litros. Alguns exemplos são bares caseiros ou ambientes usados só de vez em quando e por poucas pessoas, como quartos de hotel.

tamanho da geladeira
Clique aqui para ver geladeiras na loja.

– Espaço disponível na cozinha

O espaço disponível na cozinha é muito importante para determinar o tamanho da geladeira. Principalmente se os móveis já estiverem feitos. Nesse caso é preciso ver o tamanho da largura do vão deixado para a geladeira, e descontar o espaço necessário para ventilação. Esse espaço costuma ser algo entre 3 e 5 cm de cada lado, e vem especificado em cada aparelho.

Já na profundidade, é preciso ver não só o tamanho dos armários, se existirem, mas o espaço de circulação que existe na frente de onde ficar a geladeira. É preciso conseguir abrir as portas completamente e ainda sobrar espaço, para que ela não bata nem machuque as mãos ao abrir. E ainda é importante deixar a geladeira desencostada da parede do fundo, para ventilar. Isso significa que devem ser acrescentados pelo menos 10 cm à medida da geladeira escolhida para imaginar sua posição verdadeira. E a partir dessa posição deve sobrar pelo menos essa mesma medida na parte da frente, sem nenhum obstáculo.

geladeiras side by side
Clique aqui para ver geladeiras side by side na loja.

Mas às vezes não é possível deixar espaço suficiente para abrir a porta da geladeira comum. Então pode ser melhor usar uma geladeira side by side, em alguns casos. Isso porque suas portas são mais curtas, já que são duas, uma de cada lado, ao invés de uma só. Para fazer isso basta que exista espaço suficiente na largura e na altura.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *