DICAS PARA ESCOLHER A GELADEIRA

A hora de escolher a geladeira é menos simples do que parece. São muitas questões envolvidas. Veja dicas para resolver algumas delas:

  • Geladeira com uma porta ou duas portas

Escolher se a geladeira terá 1 porta ou duas portas é o mesmo que decidir se ela será frost free ou não. Isso porque qualquer geladeira, para ser frost free, precisa de uma porta separada para o congelador. Esse termo significa que o degelo é automático, ou seja, não é preciso desligar o aparelho de vez em quando para derreter o gelo que se acumula na parte interna. Quanto mais vezes a geladeira for aberta, mais gelo se acumula. E nas geladeiras de 1 porta, toda vez que se abre a parte do refrigerador o congelador é também afetado.

geladeira 1 portaGeladeira com 1 porta – Clique para ver na loja.

Então ter duas duas portas na geladeira é um fator que agrega muita praticidade. O único porém é que as geladeiras de 2 portas são um pouco mais caras do que as de 1 porta só.

  • Freezer em cima, embaixo ou na vertical

Mesmo depois de escolher que a geladeira terá duas portas, uma para o refrigerador e outra para o congelador, ainda resta decidir a sua posição. A porta do congelador pode ficar no alto, embaixo, na versão chamada de “invertida”, e também na vertical, nas geladeiras “side by side”.

Refrigerador side by side invertido – Clique para ver na loja.

A versão tradicional, com a porta do congelador no alto, é ideal para alcançar os alimentos congelados com facilidade. Já a geladeira invertida facilita o acesso ao refrigerador. Isso porque não é preciso abaixar para pegar os alimentos. E a side by side, que tem o congelador ao lado do refrigerado, é a alternativa mais versátil, que permite o fácil acesso às duas partes. Ela pode ser inclusive invertida também, com o freezer em uma porta única na parte de baixo e o refrigerador acima, com 2 portas. Mas a side by side é mais larga do que as outras, por isso é preciso sempre checar se existe espaço para ela.

  • Água e gelo na porta da geladeira

Algumas geladeiras têm um dispenser de gelo na parte de fora da porta. Esse dispenser fornece pedras de gelo automaticamente, ao apertar de um botão. E pode também funcionar como um filtro, com água gelada sempre pronta. E tudo isso sem ocupar um espaço extra na cozinha. Mas para ter essa funcionalidade é preciso que exista um ponto de água na parede. Se não existir, pode ser feita uma mangueira de algum ponto existente até o local da geladeira.

Geladeira side by side com dispenser de água – Clique para ver na loja.

  • Geladeira branca ou de inox

A cor de todos os eletrodomésticos não precisa ser igual. mas é importante que exista um sentido na cozinha como um todo. A geladeira chama bastante atenção no ambiente, portanto sua cor fica bem chamativa. Se ela for de aço inox, a cozinha fica mais elegante e moderna, porém seu preço é maior e dependendo do material podem ficar marcas de dedo na porta. Alguns modelos são feitos com materiais que impedem que isso aconteça. Veja mais dicas para escolher entre eletrodomésticos brancos ou de inox aqui.

Atualmente existem também várias outras opções de cor, desde o preto até cores vivas diversas. A escolha depende apenas do gosto e da decoração do local. Mas é interessante lembrar que geladeiras com cores vivas são menos versáteis. Elas combinam melhor em ambientes que tenham aquela cor ou que sejam todos neutros.

  • Tamanho da geladeira

O tamanho da geladeira pode variar desde um aparelho portátil, para algumas latinhas de bebida, até um aparelho mais alto do que uma pessoa. Para escolher é preciso saber a quantidade de pessoas que irá utilizá-la, e a quantidade de alimentos que serão guardados.

Clique para ver frigobares na loja.

Para famílias grandes, casas com muita festa, muita bebida ou com muitas comidas congeladas, por exemplo, é preciso ter geladeiras maiores. Mas para quem mora sozinho, pode ser suficiente apenas um frigobar. E quanto maior a geladeira, a tendência é de serem maiores os gastos de energia.

Clique aqui para ver geladeiras de todos os tipos na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *