DICAS PARA REFRESCAR A CASA DEPOIS DE PRONTA

Na hora de construir uma casa, é possível tomar alguns cuidados para deixá-la mais fresca na época de calor. (Veja também: “Ventilação Natural“). Mas também existem algumas formas de refrescar a casa depois de pronta.

Aparelhos elétricos para refrescar a casa

Vários aparelhos podem refrescar os ambientes, e todos eles são movidos a energia elétrica. A diferença entre eles é o quanto eles reduzem a temperatura e quanto gastam de energia. Além do preço na hora de comprar e instalar. Veja as características de cada um deles:

Ventilador

O ventilador pode ser de piso, de mesa ou de teto. O de teto ventila bem o ambiente como um todo, enquanto os de mesa ou de piso são mais versáteis, por poderem ficar onde quiser. O gasto de energia é o menor entre todos os aparelhos elétricos para refrescar os ambientes.

ventiladorClique para ver ventiladores de ar na loja.

Seu funcionamento se baseia basicamente na circulação do ar, como se fosse um leque constante e super potente. Então ele não reduz a temperatura do ar, mas alivia a sensação de calor. É uma medida eficiente para refrescar ambientes que estejam apenas um pouco acima da temperatura agradável. E também agrada a quem não gosta de ambientes muito frios. Veja ventiladores de ar na loja.

Climatizador

O climatizador reduz a temperatura do ar através da evaporação da água. Ele faz com que o ar entre no aparelho e seja refrescado pela água em seu interior.

climatizador de arClique para ver climatizadores de ar na loja.

A eficiência do climatizador é maior do que a de um ventilador e menor do que a do ar-condicionado. Sua vantagem é que ele não tira a umidade do ar como o ar-condicionado, portanto é menos agressivo à saúde. E também é uma opção mais barata, e que não precisa de nenhum duto saindo do ambiente. É só ligar na tomada  em qualquer lugar. Veja climatizadores de ar na loja.

Ar-condicionado

A opção mais potente para reduzir a temperatura dos ambientes é o ar-condicionado, seja de qual tipo for. (Veja também: “Tipos de Ar Condicionado“). Ele passa do ponto de refrescar os ambientes, se necessário, e os deixa realmente frios, se essa for a vontade.

AR CONDICIONADO SPLITClique para ver aparelhos de ar-condicionado na loja.

As desvantagens são o preço, a redução da umidade do ar, o gasto de energia altíssimo e a dificuldade de instalação da maior parte dos modelos.

Todos os aparelhos de ar condicionado precisam de um sistema de escoamento de água, chamado de “dreno”, que normalmente fica embutido na parede até algum ponto externo. Eles acumulam água porque tiram a umidade do ar. E por isso podem gerar algum desconforto ou até doenças que surgem com o ar muito seco.

No modelo split, que é aquele que fica na parede, é preciso também instalar uma máquina condensadora. Essa máquina é grande e precisa de ventilação, por isso costuma ficar na varanda ou no quintal, ligada ao aparelho interno por fiação elétrica e de gás.

O ar-condicionado portátil não é difícil de instalar como os outros, porém precisa ainda do duto para escoar a água que se acumula dentro dele, como os outros. É preciso sempre ter alguma fresta aberta na janela ou um buraco na parede para colocar a ponta desse duto. Veja aparelhos de ar-condicionado na loja.

Lâmpadas que não esquentam

Outra forma de refrescar os ambientes é na verdade impedir que eles esquentem através da iluminação artificial à noite. Para evitar esse aquecimento é só usar lâmpadas que não esquentem durante seu uso.

lâmpadas ledClique para ver lâmpadas led na loja.

As lâmpadas incandescentes e principalmente as dicróicas, por exemplo, esquentam bastante. As fluorescentes esquentam bem menos, mas ainda esquentam um pouco. Já as lâmpadas de led não esquentam nada. É possível até encostar na lâmpada quando ela está acesa pelo tempo que for. E existem lâmpadas de led de iluminação geral, que substituem as incandescentes ou fluorescentes, ou também de iluminação focada, para substituir as dicróicas. Por isso as lâmpadas de led são a melhor opção para refrescar os ambientes. Veja lâmpadas led na loja.

Tapetes gelados para cães

Se nós estivermos com calor, significa que nossos amigos caninos estão ainda mais. Eles se beneficiarão com todas as medidas para refrescar os ambientes, mas podem ainda aproveitar um produto feito só para eles, o tapete gelado.

tapete gelado para cãesClique para ver tapetes gelados na loja.

Ele nada mais é do que um tapetinho impermeável com um gel na parte interna. Esse gel deixa o tapete automaticamente gelado quando se encosta nele por alguns segundos. Então não é preciso usar energia elétrica nem colocar água, é muito prático. Parece mágica, mas realmente funciona. A sensação térmica não é drasticamente alterada, a ponto de deixar o bichinho congelando. Mas é reduzida como se eles estivesse deitados em um piso frio. E com mais conforto, mesmo dentro da própria caminha. Veja tapetes gelados para cães na loja.

Telas mosquiteiras para janelas

Deixar as janelas abertas ajuda muito a refrescar os ambientes. Mas muitas vezes isso faz com que muitos mosquitos entrem no ambiente, gerando outros desconfortos. Para evitar isso é só colocar uma tela mosquiteiro na janela. Ela pode ficar do lado de dentro ou de fora, e é presa normalmente através de velcro. Então ela pode ser colocada ou retirada quando quiser. Veja telas para janela na loja.

tela para janelaClique para ver telas de janela na loja.

Tintas térmicas

Existem tintas feitas para reduzir a temperatura dos ambientes. Elas são aplicadas no lado de fora das construções, especialmente no telhado. Assim a luz do sol é refletida ao invés de penetrar nos materiais, e consequentemente nos ambientes internos. É uma boa opção para casas com telhados de amianto, por exemplo, que tendem a absorver muito o calor do sol. Mas também pode ser aplicada em paredes externas. Saiba mais sobre tintas térmicas aqui, ou veja tintas térmicas na loja.

tinta térmicaClique para ver tintas térmicas na loja.

Vidro com proteção solar

O vidro com proteção solar é na verdade um vidro comum, que pode ser de vários tipos, como simples, temperado, laminado, duplo ou refletivo. (Ver também: “Tipos de Vidro“). A diferença é que ele é coberto com uma película que o protege em até 78% do calor externo e de até 99% dos raios UV, que são prejudiciais à pele e estragam os materiais de dentro dos ambientes. Saiba mais sobre o vidro que bloqueia o calor aqui.

Vídeo com dicas para refrescar a casa

Veja no vídeo abaixo as dicas desse post para refrescar os ambientes depois que a casa está pronta:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *