DISTRIBUIÇÃO DE CORES NO AMBIENTE

Tão importante quanto decidir quais cores usar na decoração é fazer sua distribuição no ambiente. Ou seja, definir onde cada cor irá ficar.

Quantidade de cada cor na decoração

Dependendo do local onde cada cor é aplicada, sua quantidade varia bastante. Se ela ficar em uma parede inteira é totalmente diferente de ser usada em alguns acessórios, por exemplo. Então essa escolha interfere diretamente no impacto daquela cor na decoração.

Equilíbrio na distribuição de cores

É preciso existir um equilíbrio geral entre as cores. Isso é conseguido ao evitar que apenas algumas cores fiquem concentradas em uma parte do ambiente, com as outras apenas em outro canto. Elas devem estar equilibradamente espalhadas para que fiquem com sentido no ambiente. E às vezes basta fazer um contraponto para conseguir esse equilíbrio.

O contraponto é basicamente colocar pelo menos um elemento pequeno no ambiente combinando com uma cor presente no canto oposto, mesmo que nesse outro canto a cor esteja presente em grande quantidade. O que não funciona é usar uma cor apenas uma vez, perdida em um único local do espaço.

Mesmas cores, distribuição de cores diferente

A sala das imagens abaixo tem sempre as mesmas cores: Branco, verde pastel, creme, preto e marrom. Mas em cada imagem foi feita uma distribuição das cores diferente, gerando efeitos visuais também diferentes.

O resultado prático também é afetado, já que a cor escolhida para usar no sofá ou no tapete interfere na facilidade de manutenção, por exemplo.

  • Distribuição de cores 1:

Opção com pequena quantidade de cor preta, para suavizar a decoração. O marrom aparece no tapete e nos pés da cadeira, sendo então cor de destaque, juntamente com o verde da parede. E algumas almofadas receberam esse mesmo verde, para dar sentido e equilibrar com a parede.

distribuição de cores 1

  • Distribuição de cores 2:

Aqui a cor preta aparece em maior quantidade, no tapete e nas almofadas. A decoração não fica muito escura mesmo assim, pois o ambiente é amplo e bem iluminado. Mas o contraste é maior, gerando um efeito mais impactante e ousado. A cor das almofadas fica destacada e cria integração com as cores preta e verde no restante do ambiente. O marrom aparece apenas nos detalhes, como os pés das cadeiras e o tampo do bar.

distribuição de cores 2

  • Distribuição de cores 3:

Nessa terceira opção a cor preta não está mais no tapete, e sim no sofá. O tapete é marrom, combinando com a madeira. Isso cria uma sensação de dinâmica maior na decoração, já que várias cores se destacam, sendo usadas em grande quantidade. Mas as cores claras e neutras ainda aparecem em maior quantidade, criando uma base que organiza o visual. E a questão prática foi privilegiada nesse caso, pois tanto o sofá quanto o tapete ficaram com cores menos claras, que mancham com menor facilidade.

distribuição de cores 3

Vídeo sobre distribuição de cores no ambiente

Veja as dicas para distribuir as cores no ambiente no vídeo abaixo:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *